A jornada empreendedora requer muito estudo, foco e conhecimento. Sabemos o quanto essas etapas são importantes, mas também muito difícil para o dentista que deseja se tornar gestor.

Entendendo essa dificuldade, Felipe Torres, CEO do Grupo Qualidade em Saúde, durante as aulas sobre os 9 Pilares da odontologia de sucesso, explica os passos necessários que o dentista precisa conhecer e entender para alcançar o sucesso da clínica.

Os 9 Pilares são etapas essenciais para o cirurgião-dentista que deseja virar gestor, nela eles adquirem conhecimentos em assuntos que não são ensinados durante os anos de faculdade. No texto anterior  falamos sobre a importância da liderança, networking e influência para o profissional conseguir entrar no mundo empreendedor (confira aqui).

Hoje, iremos falar sobre as etapas seguintes que incluem: processos, pessoas e produtos. Essas são etapas técnicas, porém importantes para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Processos

Ter processos bem definidos é essencial para o funcionamento e crescimento do empreendimento. Uma empresa que não tem essa etapa rodando da forma correta, tem muito mais dificuldades em conseguir alcançar os projetos e objetivos.

A gestão de processos é uma forma de organizar todas as atividades que serão desenvolvidas pela equipe, de modo que a execução esteja alinhada com os objetivos estratégicos e metas da organização junto aos colaboradores. Segundo um estudo da ABPMP (Association Business Process Management Professionals) 67% dos empreendedores contam que através de processos bem definidos conseguiram melhorar a produtividade da empresa, enquanto 41% visam melhorar a qualidade do seu produto com a implementação correta dessa metodologia.

Para isso, o gestor precisa analisar, desenvolver, monitorar e controlar todas as etapas, com o objetivo de promover aperfeiçoamento e identificar pontos de melhorias, ou seja, um conjunto de atividades pensadas com o intuito de desenvolver bons procedimentos organizacionais

As organizações que têm isso bem definido conseguem otimizar o fluxo de trabalho, potencializar os ganhos financeiros e tomar decisões bem pensadas, estratégias e assertivas. Além disso, é possível reduzir custos e melhorar a produtividade dos colaboradores, auxiliando a empresa a caminhar em direção aos objetivos e aumentando o nível de competitividade dentro do mercado de trabalho.

Pessoas

Nem tudo se baseia em etapas, números e estratégias, é preciso ter pessoas trabalhando em conjunto para atrair bons resultados. Quanto mais cedo os líderes e gestores entenderem a importância dos colaboradores e de uma boa gestão de pessoas, mais fácil e rápido será o crescimento do negócio.

A odontologia é uma área que lida e precisa de pessoas, tanto para desenvolver o trabalho, quanto para colocá-lo em prática, e para que os resultados sejam bons é preciso entender e aplicar a gestão de pessoas para além dos processos odontológicos. Basicamente ela é um conjunto de práticas e estratégias que visam o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a equipe.

São as pessoas dentro do local de trabalho que conseguem definir e colocar em prática todas as etapas importantes para o desenvolvimento e de qualquer estabelecimento em funcionamento, por isso, é importante que através da gestão de pessoas elas se sintam motivadas. É essa prática que irá ajudar os funcionários a serem mais produtivos e qualificados, consequentemente ampliando os resultados financeiros e de captação de clientes. Os pilares básicos para isso são:

Motivação;
Comunicação;
Trabalho em equipe;
Conhecimento;

É preciso entender que, para esses pilares acontecerem da forma correta é preciso estar muito bem alinhado com todos os colaboradores para eles conseguirem seguir de forma correta todas as etapas que foram pensadas de forma estratégica para o crescimento da empresa, por isso, os processos vêm antes das pessoas no mundo do empreendedorismo — algo sempre dito pelo Felipe Torres em suas aulas.

Produtos

Outro ponto importante dos 9 pilares da odontologia é entender a importância do produto/serviço. Apenas apresentar e oferecer sem entender o impacto que ele pode gerar, não adianta de nada. Conhecer a fundo é essencial para obter grandes resultados e registrar a sua marca no mundo dos negócios.

A gestão de produtos nada mais é do que o setor responsável por entender e identificar o interesse do público, tendo como foco a satisfação e desejo dos clientes. O objetivo são sempre os consumidores, dar voz aos desejos de quem realmente consome aquilo que você oferece.

Dessa forma, quando conhecemos exatamente aquilo que estamos oferecendo, também sabemos o que tem mais saída e o que é mais relevante para o público, ajudando principalmente na elaboração de ações de marketing, campanhas e planejamentos, tudo será melhor trabalhado para que as vendas sejam certeiras.

É sempre muito importante entender o poder do seu serviço e o quanto ele irá impactar nas finanças e no crescimento da clínica, afinal é o que dá vida para o seu empreendimento. Com o conhecimento certo do poder de procura e lucratividade do produto, você conseguirá potencializar e alavancar os retornos de forma excelente, podendo até mesmo superar as metas e objetivos impostos.

Processos, pessoas e produtos a conexão que gera resultados

Entende como tudo está conectado? Nos 9 pilares da odontologia de sucesso, os processos são essenciais para manter e organizar todas as funções do seu consultório, porém. para isso é importante ter pessoas ao lado para que os resultados sejam feitos conforme o planejado. São essas mesmas pessoas que irão estudar, conhecer e entender todos os serviços e produtos essenciais para montar estratégias e planejamentos. Esses 3 pilares quando trabalhados da forma correta, traz resultados inimagináveis para o crescimento de qualquer negócio.

E se você deseja conhecer mais a fundo se inscreva no curso 9 Pilares da Odontologia de sucesso: 9 Pilares da Odontologia.

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