A odontologia está passando por diversas mudanças, uma delas é exatamente a realização de uma boa gestão de negócio, já que através dela é possível administrar pessoas, recursos, estratégias e definir metas. 

Grande parte da trajetória do dentista é totalmente focada no serviço de saúde bucal, enquanto a gestão ficava somente para os administradores e empreendedores, hoje com tantas mudanças acontecendo e o mercado cada dia em expansão, os dentistas começaram a olhar com outros olhos e entender a diferença que a gestão pode levar ao consultório.

Com o crescimento da área, o mercado tem se  tornado cada vez mais competitivo e acirrado para o dentista.  O profissional que busca obter bons resultados e um bom retorno financeiro, precisa começar a pensar em aplicar uma gestão inteligente para o negócio, pois é através dela  que você conseguirá oferecer serviços de qualidade e diferenciados aos clientes, além de entender os processos necessários para atingir as metas estabelecidas.

A gestão de negócios precisa ser entendida como uma ferramenta essencial para obter sucesso profissional, bons resultados para a clínica e fazer com que o cirurgião-dentista desenvolva habilidades e pensamentos empreendedores.  Através dela o gestor precisará desenvolver diversas atividades e estratégias a longo prazo que podem sair totalmente da zona de conforto, como;

  • Planejamento estratégico
  • Gestão do tempo
  • Controle financeiro
  • Controle de pacientes e procedimentos 

 

  •  Resultados de uma boa gestão

Começar a implantar uma boa estratégia de gestão empresarial no consultório não é uma tarefa fácil para o dentista, mas por outro lado é extremamente necessário e vem ganhando espaço entre aqueles que buscam obter lucro em suas clínicas. Ter uma boa gestão permite ao dono realizar uma administração correta dos recursos financeiros que a empresa possui, reduzir gastos desnecessários, entender o lucro líquido e ampliar procedimentos. 

Todos esses processos têm um impacto muito forte nos resultados financeiros, o que reflete em bons investimentos a médio e longo prazo, melhorias no relacionamento com clientes e qualidade nos procedimentos, levando a uma expansão saudável e organizada da clínica.

É importante entender que quanto mais eficiente e bem estruturado for o planejamento e a aplicação, maior será o retorno, crescimento e qualidade da empresa. 

 

  • Gestão financeira

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde a chegada da pandemia do coronavírus, 716.000 empresas fecharam as portas no Brasil devido à falta de planejamento financeiro. Com esses números, é  notável que uma gestão de negócios em busca de bons resultados, sem cuidar da parte financeira pode levar qualquer organização à falência. É importante entender que para obter o sucesso desejado, os dois precisam estar em sintonia. 

É muito comum o cirurgião-dentista não entender a real importância que uma gestão financeira pode atrair para o negócio, já que cuidar dos procedimentos em que eles já estão acostumados é menos desafiador do que gerir processos fora do escopo de uma clínica odontológica, esse é motivo de muitos não saberem de fato o lucro que a empresa gera. Por isso a importância de ter uma boa educação financeira para tomada de decisões estratégicas, afinal o gestor precisará lidar com números, receitas, taxas, impostos e muito mais.

Realizar um planejamento de forma eficiente só traz benefícios para o dentista e para a saúde financeira da  clínica, por isso ela é um exercício diário dentro de qualquer empresa e exige um grande comprometimento com diversos processos que o profissional precisará seguir. Mas com uma boa organização e boas metas, a gestão financeira é capaz de traçar grandes caminhos de crescimento para o consultório, a partir de processos como;

  • Controle financeiro 
  • Redução de custos
  • Definição do preço
  • Maior rentabilidade
  • Previsões para o futuro da clínica

 

  • Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma prática muito importante para qualquer tipo de negócio, e para uma clínica odontológica tem se tornado cada vez mais necessário — principalmente para aquelas que estão em processo de expansão,  já que o dentista precisa se ajustar entre o consultório e as funções administrativas. Esse é o momento em que o profissional começa a se enxergar como gestor e não apenas como dentista, e entende a necessidade de aumentar o número de profissionais na clínica.

É normal que a gestão de pessoas seja um pouco esquecida, principalmente para quem está em um consultório em constante crescimento ou tem pouco entendimento sobre o assunto. Porém, para clínicas que desejam além de bons resultados, se tornar um diferencial nesse mercado que está sempre mudando, é essencial entender a importância que esse tipo de organização dentro da empresa pode levar para o negócio.

É difícil imaginar empresas de sucesso que não possuem uma gestão de pessoas, levando em consideração que essa prática ajuda a clínica a se tornar um bom local de trabalho, com colaboradores engajados, uma comunicação eficaz e, como consequência atraindo bons resultados através dos funcionários, afinal eles fazem parte de todas as áreas dentro da clínica, otimizando todos os processos, desde o atendimento até as atividades administrativas.  . 

Por isso é tão necessário implementar uma boa gestão de pessoas, capacitando a equipe para que consiga ter metas mais estabelecidas e uma visão mais organizada do negócio, garantindo qualidade nos processos e resultados alcançados. Através disso, o dentista conseguirá visualizar diversas melhorias na equipe e na clínica, entre elas;

  • Eficácia nas contratações
  • Redução na rotatividade da equipe
  • Motivação dos funcionários
  • Aumento da produtividade
  • Maior precisão nos resultados

 

  • Gestão de vendas

A gestão de vendas é um dos pilares em qualquer empresa, afinal é através dela que se obtêm recursos financeiros necessários para o desenvolvimento do negócio. Na odontologia isso vai muito além de vender produtos como uma loja, mas sim, sobre vender processos e relacionamento com o mercado e clientes. Um dentista passa pelo processo de venda desde o momento de mostrar a qualidade do serviço oferecido, no atendimento ao cliente, no orçamento e até depois de realizar os procedimentos.

Uma gestão de vendas bem desenvolvida tem impacto direto com a lucratividade e crescimento de uma clínica, por isso é tão importante que o profissional conheça todos os processos realizados e se mantenha atualizado sobre eles, saiba precificar de forma correta seus serviços, além de saber oferecer condições de pagamento que possam agradar os dois lados, afinal o cliente é importante para o crescimento das vendas.

Tudo isso está diretamente ligado com os procedimentos que um dentista realiza todos os dias dentro do escopo de trabalho. Por isso é tão fundamental que o profissional tenha conhecimento dos resultados que uma boa estratégia de vendas pode trazer ao negócio, seja ele realizado pelo dentista ou por uma equipe comercial. Os benefícios vão além de grandes vendas e bons faturamentos:

  • Lucratividade
  • Fidelização 
  • Otimização das vendas 
  • Melhoria nos resultados
  • Definir metas
  • Planejamento e estratégia de venda

Todos esses processos são importantes para o sucesso da clínica e precisam estar em sintonia para que tudo saia como planejado. Entender os benefícios e a importância que essa prática tem para o consultório é o primeiro passo para quem deseja prosperar em seus projetos e ter destaque na área. Através da gestão odontológica o dentista entenderá os resultados e saberá como se planejar para obter retorno financeiro e expansão do negócio de acordo com as metas estabelecidas. E claro, entender que todas essas atividades precisam de atenção e cuidado, por isso a importância de conhecer o momento da clínica e saber onde deseja chegar.

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