É muito comum existirem entre os dentistas iniciantes e experientes, dificuldades quando o assunto é gestão odontológica, empreendedorismo e conhecimentos empresariais.

Para saber exatamente o que é a Gestão Odontológica, você precisa entender o que está por trás, o que trouxe você até aqui.

Centenas de Dentistas estão se capacitando semanalmente para se tornarem Gestores Clínicos. Confira neste vídeo:

O motivo da dificuldade na Gestão Odontológica

O principal motivo da dificuldade em gerir clínicas e consultórios foi o conhecimento aprendido na faculdade, porque você aprendeu de fato, o conhecimento técnico e científico que o capacitou para oferecer ao paciente o melhor tratamento odontológico, certo?

Mas você sabia que este conhecimento técnico é apenas 1 dos 9 pilares essenciais para alcançar o sucesso com uma clínica odontológica ou consultório odontológico.

Esses são Os 9 Pilares da Nova Odontologia Empreendedora, criados pelo Empresário Felipe Torres, que possui 25 anos de experiência no mercado odontológico.

Eles foram criados para auxiliar o caminho do dentista para se tornar um Gestor Clínico de sucesso, são eles:

  • Liderança
  • Networking
  • Influência
  • Processos
  • Pessoas
  • Produtos
  • Captação
  • Vendas
  • Entrega

Abaixo vamos falar sobre cada uma dessas etapas que permitem o Dentista se tornar um Gestor Clínico.

Os 9 Pilares da Gestão Odontológica

Essas são as 9 etapas da Gestão Odontológica, uma metodologia que foi validada no Brasil por milhares de clínicas e consultórios.

Existe uma ordem entre elas, a primeira tem a maior prioridade e assim por diante.

1. Liderança

O papel do líder é extrair o melhor de cada colaborador com o objetivo de assegurar resultados positivos para a empresa. Todavia, para conseguir isso, o gestor precisa focar no desenvolvimento de competências e incentivar a melhoria contínua dos membros da equipe.

Contar com uma liderança que encoraja e se preocupa com o aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários é essencial para formar um time de alta performance. Além de garantir um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo, esse incentivo contribui para a retenção de talentos.

2. Networking

Você já ouviu aquela frase: “Sozinho você vai rápido, mas acompanhado você vai longe?”

Esse é o dilema do Networking, você ter contatos e parcerias estratégicas para que sua clínica possa prosperar.

Um grande exemplo disso se dá no fator de poder de compra. Uma clínica sozinha negociando com grandes fornecedores tem um poder muito pequeno para conseguir desconto.

Agora, um grupo de Dentistas que decide fazer compras simultâneas conseguem muito mais benefícios com esses mesmos fornecedores. Não somente as clínicas ganham, mas também é benéfico para o fornecedor.

E aqui estão alguns exemplos de networking:

  • Contatos com gestores clínicos que podem te ajudar com dificuldades na hora de gerir a clínica
  • Benefícios exclusivos com fornecedores
  • Benefícios exclusivos com bancos para garantir formas de pagamentos diferenciadas para seus pacientes (aumentando o número de vendas)
  • Especialistas que podem trabalhar em sua clínica ou consultório

3. Influência

Segundo o maior especialista em gestão odontológica, Felipe Torres, quem sabe influenciar, não precisa vender. E quem não sabe influenciar, precisa saber vender para seus pacientes.

Ou seja, se tornar influente, é um papel essencial dentro de sua clínica ou consultório. Tanto para seus colaboradores, quanto para seus pacientes.

A pessoa que estará em sua frente, saberá que pode seguir o que você está dizendo.

4. Processos

Os processos precisam estar acima das pessoas. Hoje o que mais acontece na grande maioria das clínicas é que seus colaboradores começam a criar suas formas de trabalhar.

Se essa pessoa sai, o que você faz? Já que os processos foram embora também…

Por isso, definir os processos da sua clínica, desde o momento do paciente chegar até a saída dele é essencial ter um procedimento pré definido.

Procedimento de atendimento, procedimento de pagamento, organização de estoque, limpeza, enfim de todas as partes da clínica. Caso contrário, cada paciente será atendido de uma forma, você não saberá se o que estão fazendo hoje pode ser melhorado ou se está tendo resultado, porque cada hora muda.

5. Pessoas

As pessoas são de extrema importância para o sucesso de sua clínica, nesta etapa é essencial você analisar a forma de tratamento de seus colaboradores.

Também saber exatamente qual o papel de cada um seguindo os processos. Por isso, processos vêm antes de pessoas.

6. Produtos

Você sabe claramente quais são seus produtos/serviços que podem ser oferecidos, quais são as formas de divulgação, o quanto cada um custa para a clínica, o tempo de trabalho e quem será o responsável por fazer?

Você já parou para pensar quais são os serviços mais lucrativos e que deve-se focar?

Essa parte é fundamental para que você possa ter um controle do que é oferecido aos pacientes e como você pode cada vez mais escalar, fazer parcerias e etc.

7. Captação

Após você ter organizado a casa, agora você saberá exatamente como captar, e quem você gostaria de captar como paciente. A partir deste momento você poderá atuar com campanhas, marketing, relacionamento, estratégias de marketing de indicação e aprimorar sua empresa para aquisição de clientes.

Porém, um fator importante é saber quem são seus pacientes, para que seus investimentos em captação sejam efetivos e eles possam retornar mais vezes para sua clínica.

8. Vendas

Ter um processo de vendas concreto e validado após a captação do paciente é essencial, onde cada um saiba seu papel para executar.

Ter uma estratégia de negociação bem estruturada.

Nesta etapa, desde o primeiro contato com o paciente, é preciso saber quais serão as perguntas a serem feitas para conhecer o perfil.

Organizando desta forma, você conseguirá transformar seus atendimentos em fontes de venda eficiente.

9. Entrega

Como dissemos anteriormente, essa é a etapa onde você mais deve entender, pois estudou por anos na graduação e especialização.

Aqui será utilizado o conhecimento adquirido para oferecer o melhor tratamento ao paciente.

Não necessariamente precisa ser você, mas sim outros braços dentro da sua clínica para que você possa focar seus pensamentos no crescimento dela.

Conclusão das Etapas da Gestão Odontológica

Hoje você se deparou com um conhecimento que não está no radar de todos os dentistas, a visão empreendedora.

Geralmente em cursos e faculdades, os professores ensinam sobre como você pode ter um conhecimento técnico para cada vez atender mais pacientes, até mesmo, buscando formas de atender mais rápido.

Mas isso é um problema, não é saudável para sua clínica.

A odontologia mudou e você precisa se atualizar para o que as maiores clínicas do país estão fazendo.

Você gostaria de conhecer o Método 9 Pilares da Nova Odontologia Empreendedora com seu próprio criador, o Empresário Felipe Torres?

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