A jornada empreendedora não é uma tarefa fácil, se tratando da área odontológica ela se torna ainda mais difícil. Desempenhar o papel de dentista e gestor demanda tempo, ideias, estratégias e muito foco. No Grupo Qualidade em Saúde, desenvolvemos técnicas que ajudam o profissional nessa jornada.

Felipe Torres, empresário e CEO do grupo criou os 9 pilares da odontologia. Esse é o pontapé inicial para dentistas que desejam obter sucesso e crescimento, e não sabem como ou por onde começar a se desenvolver para se tornar o dono do seu próprio consultório.

Essa metodologia tem como objetivo mostrar ao cirurgião dentista as técnicas empreendedoras que não foram ensinadas durante o período da faculdade, e hoje, são grandes desafios aos profissionais que buscam empreender.

Dentro da metodologia dos 9 Pilares, o dentista consegue entender os métodos e processos para se tornar um gestor de sucesso junto ao crescimento da clínica. Durante a primeira etapa são abordados temas essenciais para esse começo, como liderança, networking e influência, processos base para a evolução inteligente do consultório. Nesse artigo vamos falar mais sobre os primeiros tópicos:

 

  • Liderança

 Ser dono e líder de qualquer negócio não é uma tarefa fácil, e na odontologia não é diferente, afinal, nada que envolve gestão de pessoas é ensinado durante os anos de faculdade.

Um empreendedor sem uma boa liderança, não consegue alavancar a clínica de forma correta e com bons lucros. Um gestor é aquele que consegue enxergar oportunidades e transformá-las em algo lucrativo com criatividade, inovação e estratégias.

Já o líder tem o papel de conseguir extrair o melhor de seus colaboradores com o objetivo de obter resultados positivos para a empresa, mas para isso, ele precisa focar em suas competências para incentivar a melhoria dos membros.

Por mais que as pessoas pensem que os dois são coisas distintas, para o mercado de trabalho eles precisam e devem andar juntas, até porque o êxito de uma empresa está totalmente ligado a esses dois pontos.

Segundo o SEBRAE de cada 10 empresas abertas no Brasil, apenas 2 sobreviveram até o quinto ano de vida, e um dos principais fatores é a falta de liderança. Sem uma boa direção, muito provavelmente a clínica não consegue caminhar. Por isso, é importante que os dentistas ou qualquer pessoa que deseja empreender, comece a entender esses conceitos, e como atuar com liderança junto aos colaboradores.

 

  • Networking

 Networking nada mais é do que criar uma rede de contatos profissionais, sejam parceiros de negócios, fornecedores, funcionários, clientes ou sócios. É através dele que conquistamos um bom cartão de visita e temos possibilidade de ampliar as oportunidades de trabalho.

Na jornada empreendedora ele se torna ainda mais essencial, quando bem utilizado pode ser um poderoso instrumento de marketing pessoal, afinal, essas interações ajudam a ampliar os olhares, descobrir novidades no mercado e muitas vezes, podem resultar em grandes parceiras.

Ao contrário do que muitos pensam, o networking não é apenas fazer contatos e ter um grande número de interações. Essa prática vai um pouco mais além, é preciso saber criar conexões de confiança, para que seja gerado uma troca entre você e a outra pessoa.

Dessa forma, ela será enriquecedora para os dois lados, e muitas vezes pode transcender o âmbito empresarial para uma amizade com interesses comuns, e por consequência causar boas impressões para o seu empreendimento. Saber criar e manter bons contatos é uma parte essencial para o gestor, seja na área da saúde ou qualquer outra.

 

  • Influência

 A primeira pergunta que te fazemos é: você sabe influenciar pessoas? Ser influente no mundo corporativo é essencial. Embora a palavra possa ter um significado pejorativo para muitas pessoas, ela é uma ferramenta poderosa para o empreendedor.

Uma pessoa influente e com boas ideias tem o poder de motivar outras pessoas, e com isso gerar muito mais valor para o produto ou serviço do qual ele deseja vender, isso porque os conceitos e concepções serão vistos com outros olhos pelos clientes, colaboradores ou sócios. Ser influente não é apenas “persuadir”, mas sim ter bons conhecimentos e boas ideias que beneficiam o crescimento da empresa.

Para o dentista essa é uma prática essencial, já que ele precisa lidar com pessoas durante todo o dia, seja no corporativo, com a intenção de empreender e ter sucesso no consultório ou com os pacientes no momento da venda. Ou seja, o seu poder de influência irá gerar contatos, clientes e notoriedade, em consequência o seu produto terá mais valor e muito mais poder de compra.

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