Saia do sofá de vez...

Não importa se você é baixo, alto gordo ou magro, novo ou velho, correr é um movimento natural do ser humano. Estou aqui para passar algumas dicas para você que gostaria de começar, mas não sabe bem por onde. Embora pareça difícil, entende que a partir do momento que der o primeiro passo, literalmente você iniciou a corrida. Portanto, seja bem-vindo ao maravilhoso mundo da corrida!

É sempre importante criar um projeto, metas. Esse momento o importante é forçar em um objetivo alcança vez e que dependa apenas de você. Obviamente, não se esqueça de procurar um profissional qualificado para saber se tem condições físicas para iniciar a corrida. Minha intenção é prepara-lo para ter uma corrida saudável e segura. Sem pressa ou complicações. Por isso, inicialmente nada e exageros e sacrifícios, é fácil: 30 minutos de atividades físicas, pelo menos três por semana é uma boa medida. Assim você já esta na categoria dos corredores! Por isso jogue a preguiça para o lado, descubra que tipo de corredor você é, escolha seu tênis, sua música e corra para o abraço. Você está preste a se tornar uma pessoa mais feliz. Segue dicas para facilitar sua atividade.

Correr é Bom Por quê?

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta a disposição sexual
  • Diminui medidas corporais
  • É um excelente meio para fazer amigos
  • Aumenta a disposição para o trabalho e o lazer
  • Melhora a concentração
  • Conserva o corpo
  • Faz de você uma pessoa mais feliz!

Roupas

Legging, shorts, saia, bermuda, tanto faz. O importante é que o tecido seja desenvolvido para a prática esportiva e permita transpiração, pois literalmente, você suará a camisa. Aliás, camisetas e regatas são muito bem-vindas, especialmente as feitas co estes tecidos especiais de secagem rápida e menor absorção de líquidos (chamados de dry fit). Para as mulheres, vale lembrar que o uso de top de ginástica, seja para caminhada, aulas na academia ou corrida é imprescindível.

Monitor cardíaco

Você também pode investir num monitor que, como o nome diz, monitore a sua freqüência cardíaca. Esse aparelho, atrelado àquele exame cardiológico que você fez antes de começar a treinar, vai permitir descobrir os seus limites. Isso é muito importante para nortear um treinamento de sucesso.

Encontre a sua Motivação

Que todo começo é difícil, isso a gente sabe. Você está mudando o seu estilo de vida, partindo para um ambiente mais saudável, dando uma chance a si mesmo de viver melhor. Mas, caro corredor, não existe milagre. O mundo da corrida exige tempo, paciência e dedicação. E como sabemos que você está disposto a isso, alguns artifícios e estratégias podem tornar esse percurso muito mais fácil.  Quando você menos imaginar, despertará o Forest que existe dentro de você.

Escolha um local legal para treinar

Nas academias é possível correr em modernas esteiras, muitas com televisão. Assim você pode programar seu treino para a hora do seu programa preferido. Já os treinos ao ar livre são os preferidos da maioria dos corredores. Parques normalmente têm pistas de corrida. Alguns apresentam a marcação de metros e quilômetros, o que é bom para quem quer fazer esse controle.

Música em seus ouvidos

Desde que você não esteja correndo na rua, com carros por perto ou em parques nos quais outros esportes são praticados (como ciclismo, skate, patins, etc.), a música está liberada. Se não se sentir completamente seguro, use o fone em apenas um dos ouvidos para não perder totalmente o contato com o meio externo. Assim, caso algo aconteça, você poderá ser avisado

Una-se aos amigos

A corrida pode parecer um esporte solitário, mas é só você sair por ai para encontrar novos companheiros de treino. E se você freqüentar sempre o mesmo lugar para treinar, verá como esse esporte é capaz de unir as pessoas.

Trace pequenas metas

Você pode fazer uma aposta com o marido, a namorada ou consigo mesmo. Aquela calça 38 ou a barriga de chopp serão seu alvo em dois meses. Ou conquistará sua medalha nos seus primeiros 5 km antes do inverno. Seja qual for a meta, é muito bom quando você conquista. Use e abuse dessa estratégia.

Insista

Talvez você não se apaixone pelo exercício logo de cara. Mas garantimos que, depois de duas ou três semanas, você não vai mais parar de correr.

Thiago Calpacci dos Santos
QualyForm Consult
Cref: 048026 G/SP

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