Há pessoas que sentem tanto sono durante o dia que até possuem dificuldade para focar no trabalho ou estudos, acontece que nem sempre isso é apenas cansaço, muitas vezes o excesso de sono pode ser sintoma de alguma doença.

Uma das doenças que podem deixar a pessoa sonolenta é a anemia, por ocorrer uma redução de hemoglobina no sangue, consequentemente também reduz a quantidade de oxigenação nas células, acarretando na falta de energia, deixando o indivíduo cansado e fraco.

Outro problema de saúde está relacionado aos hormônios que controlam o nível de estresse e humor, cortisol e noradrenalina, quando eles estão ativos, impedem que o indivíduo descanse durante a noite, deixando-o cansado para encarar o dia.

Há ainda casos mais graves, como um distúrbio grave chamado narcolepsia, quem possui essa doença é capaz de dormir em qualquer lugar a qualquer momento, mas não dormem bem, isso porque acordam com frequência e tem pesadelos constantes.

Além das doenças, ainda há aqueles que sentem muito sono por possuírem dificuldades para dormir a noite, o número de pessoas que sofrem com a insônia está cada vez maior, em uma pesquisa publicada na Revista de Psiquiatria Clinica da Universidade de São Paulo mostra que em 70 pacientes analisados, 70% apresentaram o problema.

E o pior do que ficar sentindo sono o dia inteiro é que dormir menos de seis horas por dia aumenta o risco de alguns problemas de saúde, como acidente vascular cerebral, hipertensão, arritmia ou infarto.