Pequenas mudanças de hábitos proporcionam uma melhor qualidade de vida e a prevenção de diversas doenças, como a osteoporose, uma doença que atinge todos os ossos, causando fraturas com facilidade, principalmente durante a terceira idade.

O corpo do paciente com osteoporose deixa de renovar o material ósseo, deixando os ossos cada vez mais finos e frágeis. Além de constantes fraturas, é normal sentir dor ou sensibilidade óssea, diminuição da estatura, dor na região lombar e no pescoço, e postura encurvada.

O ideal é prevenir a osteoporose, o quanto antes adotar hábitos saudáveis, melhor será, mas nunca é tarde e não precisam de grandes mudanças.

Tenha cuidado com a alimentação, consumindo uma grande quantia de alimentos ricos em cálcio, como o leite, evitando alimentos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas, já que o álcool inibe a absorção da vitamina D e do cálcio. Além de ter cuidado com os alimentos, é importante, em qualquer idade, não fumar, pois a fumaça do cigarro atinge o funcionamento das células que constroem e reparam a matriz óssea.

Assim como é recomendados aos bebês, também é indicado aos idosos que fiquem de 15 a 20 minutos expostos ao sol, durante o período da manhã ou no final da tarde, esse hábito é fundamental para o corpo produzir vitamina D. Outro hábito que previne a osteoporose, por evitar a perda de massa óssea e remodelar os ossos, é a prática constante de exercícios físicos, nem que seja apenas uma caminhada diária.