Todos nós conhecemos ao menos um idoso e sabemos bem como eles fazem questão de se sentirem independentes e adoram recusar ajuda para tarefas cotidianas, porém muitas vezes é necessário que alguém esteja por perto oferecendo um auxílio ou simplesmente, facilitando a execução da atividade.

Muitos precisam de ajudam para a higiene pessoal, para fazer a limpeza da casa e ir ao médico, além disso ainda existem outros detalhes a serem cuidados para manter o idoso forte  e com a saúde em dia:

- O idoso manter uma dieta equilibrada é fundamental, algumas vitaminas e nutrientes são essenciais durante a terceira idade para manter os ossos fortes e o corpo imune de algumas doenças;

- Na terceira idade o corpo desidrata mais rápido, portanto é importante que o idoso beba bastante água;

- Eles precisam praticar exercícios físicos para que os músculos não atrofiem;

- Ter vida social é excelente para evitar a depressão e melhorar a saúde mental do idoso, isso inclui convívio com a família e os amigos, ao menos uma vez por semana. Uma boa opção é inscrever o idoso em grupos de convívio da terceira idade, lá poderá fazer amigos e se distrair.

- Reserve um tempo do seu dia para conversar com o idoso, ele quer ser ouvido e ouvir.

- Acompanhe-o nas consultas médicas e esteja a par de todo o quadro clínico, caso haja a necessidade de tomar medicação diária, verifique se os remédios estão sendo tomas corretamente.

Mas o mais importante é cuidar de toda a saúde do idoso sem que ele se sinta infantil, eles precisam e devem se sentirem independentes e capazes de viver sozinhos.