Os adolescentes estão mais suscetíveis a algumas doenças e isso se dá devido ao estilo de vida levado pelos jovens, eles praticam diversas atividades e com certa tendência a acreditar que nada vai acontecer com eles, por isso muitas vezes não se cuidam como deviam.

Saiba quais doenças são mais comuns entre os jovens:

Coqueluche: Doença respiratória provocada por bactérias que durante muito tempo essa foi característica em crianças, mas atualmente os adolescentes vêm sofrendo com o problema, devido à falta de imunidade.

Sarampo: Doença infecto-contagiosa muito comum em jovens que viajam para o exterior, principalmente para países em que a doença ainda não foi controlada. Por isso, recomenda-se que antes de viajar seja tomada a vacina tríplice viral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Doenças sexualmente transmissíveis: Afeta mais os adolescentes do que os adultos, já que estão se iniciando na prática sexual e muitas vezes não se protegem usando camisinha. As DSTs mais comuns entre os jovens são: gonorréia, candidíase, tricomoníase e herpes genital.

Depressão: Durante a adolescente é comum que a pessoa comece a ter problemas sociais, se sentir sozinha, ficar descontente com a sua imagem, sem contar passam a ter os primeiros contatos com bebidas alcoólicas e drogas, podendo deixá-los depressivos ou agressivos.

Obesidade: Com a puberdade e o desenvolvimento corporal, os jovens comem mais do que o normal e claro, dão preferência aos lanches e comidas de fast food. A má alimentação combinada com o sedentarismo, pode levar a obesidade e consequentemente desenvolver problemas cardíacos e de circulação.

É indicado que a carteira de vacinação esteja sempre em dia para proteger que doenças que podem acarretar em outros problemas mais sérios. Manter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente também é fundamental para se levar uma vida mais saudável.