Atualmente, uma a cada três crianças estão obesas, isso ocorre quando o peso da criança está 15% acima do peso ideal de acordo com a sua idade e altura. E esses quilinhos a mais podem provocar uma série de complicações na saúde e psicológica até a vida adulta.

A obesidade nas crianças pode ser causada por diversos fatores, como: genética, má alimentação, sedentarismo, estresse ou até mesmo doenças hormonais e uso de medicamentos. O índice de crianças obesas tem aumentado cada vez mais devido ao sedentarismo, as crianças de hoje em dia preferem ficar em casa jogando vídeo game e mexendo no computador, ao invés de ir brincar na rua e correr.

Mas o maior problema é que o excesso de peso aumenta consideravelmente o risco de a criança desenvolver problemas como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto, problemas de fígado e depressão. Por isso, é extremamente fundamental que os pais ajudem a criança a emagrecer e reverter esse quadro de obesidade.

A melhor forma de fazer com que a criança perca peso é mudando os hábitos alimentares, portanto:

  • Evite comprar alimentos industrializados como guloseimas e refeições pré-preparadas;
  • Incentive-o a consumir frutas, de preferência as cítricas, e consumir legumes e vegetais;
  • No lugar do refrigerante, ofereça água e sucos naturais;
  • Compre um prato de tamanho infantil;
  • Na hora da refeição desligue a televisão e tente evitar que a criança se distraia.

Além da boa alimentação, a prática de atividades é fundamental para gastar mais energia e emagrecer:

  • Limite o uso do computador e da televisão;
  • Procure praticar atividades ao ar livre junto com o seu filho;
  • Matricule a criança em várias atividades como judô, natação, futebol, dança.

Apenas em casos graves de obesidade infantil, o médico irá recomendar o uso de medicamentos, porém o uso dos remédios não isenta a criança de manter hábitos saudáveis. E lembre-se de sempre dar o exemplo ao seu filho, ele só irá comer bem e se sentir vontade de praticar atividades se isso for comum entre os pais.