Pequenas mudanças de hábitos proporcionam uma melhor qualidade de vida e a prevenção de diversas doenças, como a osteoporose, uma doença que atinge todos os ossos, causando fraturas com facilidade, principalmente durante a terceira idade.

O corpo do paciente com osteoporose deixa de renovar o material ósseo, deixando os ossos cada vez mais finos e frágeis. Além de constantes fraturas, é normal sentir dor ou sensibilidade óssea, diminuição da estatura, dor na região lombar e no pescoço, e postura encurvada.

O ideal é prevenir a osteoporose, o quanto antes adotar hábitos saudáveis, melhor será, mas nunca é tarde.

Cuidado com a alimentação: Consuma uma grande quantia de alimentos ricos em cálcio, como o leite, evitando refrigerantes e sucos industrializados.

Tome Sol: Uma das principais fontes de vitamina D do organismo é o Sol, extremamente importante na prevenção da osteoporose. Os idosos devem ficar expostos ao Sol de 15 a 20 minutos diariamente pela manhã ou no final da tarde.

Se exercite: As atividades físicas regulares evitam a perda de massa óssea e ativa a remodelação do osso.

Não fume: A fumaça do cigarro interfere no funcionamento das células responsáveis por construir e reparar a matriz óssea.

Evite o álcool: A bebida alcoólica interfere na absorção de vitamina D e do cálcio.