O purido, popularmente conhecido por coceira, é uma sensação de desconforto na pele que provoca muita vontade de coçar, normalmente esta coceira vem acompanhada de manchas vermelhas, bolinhas ou fissuras na pele, e dependendo da causa pode causar até dificuldade de respirar.

A coceira pode ser provocada por diversos motivos, como doenças dermatológicas, alguma lesão ou até mesmo por doenças sistêmicas. Algumas das causas incluem:

Dermatite: Principal causador da coceira, a doença é caracterizada pelas presenças de manchas avermelhadas que descamam, coçam e podem ter evolução crônica. A dermatite pode ser provocada como reação a produtos de limpeza, higiene pessoal , beleza ou qualquer outro produto químico.

Escabiose: Conhecido popularmente por sarna é facilmente transmitido pelo uso comum de roupas. A coceira ocorre normalmente a noite, na região do abdome, na parte interna dos braços, na área genital e nas coxas.

Uticária: Caracterizada pelo surgimento repentino de placas avermelhadas e elevadas na pele, pode ser provocada por diversos motivos, mas principalmente pelo uso de alguns medicamentos.

Alergia: Os sintomas são semelhantes ao provocados pela urticária, mas são desencadeados quando se come algo que o corpo não aceita bem.

Picada de insetos: Pode provocar o surgimento de bolinhas avermelhadas na pele que coçam muito, principalmente nas pernas e nos braços.

Doenças sistêmicas: Algumas doenças podem causar erupções na pele como a dengue, a catapora, as hepatites B e C e até HIV.

É extremamente importante procurar um médico dermatologista para investigar qual a causa do purido e saber qual o tratamento mais adequado. Mas alguns cuidados podem aliviar a coceira:

  • Tomar banho com água fria;
  • Evitar coçar, pois quanto mais coçar mais coceira surge;
  • Usar roupas leves e de algodão;
  • Aplicar compressas frias na área com o purido.