Uma dor paralisante que dura por alguns segundos ou minutos, a cãibra é uma contração involuntária e extremamente dolorosa de um músculo. Afeta apenas os músculos estriados e principalmente a parte posterior da perna, iniciando com uma contração muscular, seguida pelo encurtamento da região.

A causa exata da cãibra é desconhecida, mas sabe que está relacionado ao uso excessivo de músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente ficar em uma mesma posição por um longo período de tempo.

Manifesta-se normalmente durante a prática de atividade física, principalmente se o paciente não estiver bem-alimentado, com falta de vitaminas e sais minerais, ou pela falta de oxigenação circular, o que provoca extremo cansaço. E ainda pode ocorrer pela falta de sódio no organismo que é perdida através do suor e da urina.

As contrações são inofensivas, porém alguns fatores combinados podem indicar alguma doença e é necessária a busca de ajuda médica, como: desconforto grave, inchaço na perna, vermelhidão na região, fraqueza muscular ou não estar associado a uma causa óbvia.

Não existe um tratamento, mas algumas medidas podem aliviar as dores, como aplicar uma compressa quente ou fria no músculo dolorido, massagear a região, e em último caso, se não tiver uma melhoria, procure tomar um antiinflamatório que irá relaxar a região. Para evitar a cãibra durante os exercícios físicos, alongue e aqueça sempre antes de iniciar a atividade, beba em torno de 2 litros de água por dia e tenha uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e sais minerais.