Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil o diabetes atinge 6,8% da população. O mais preocupante, é que o número tende a crescer nos próximos anos, mas com a adoção de alguns hábitos saudáveis é possível reduzir significativamente o risco do diabetes tipo 2.

Diferente do diabetes tipo 1, em que o corpo não produz a insulina, no diabetes tipo 2 o organismo cria resistência à insulina e está diretamente relacionada à obesidade. Portanto, emagrecimento e a prática de exercícios físicos diários são fortes aliados no combate à doença.

Veja 6 formas de prevenir o diabetes:

Tenha uma alimentação equilibrada

O excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento da doença. É necessário ter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. E não exagerar nos carboidratos e proteínas.

Pratique atividade física

Os exercícios quando praticados diariamente diminuem o nível de açúcar e gordura no sangue, evitam problemas cardíacos, controlam a pressão arterial, além de auxiliar no emagrecimento.

A prática de atividades por 30 minutos diariamente é o suficiente. Os exercícios mais indicados são: caminhar, andar de bicicleta, nadar e dançar.

Durma bem

A apneia do sono aumenta a produção de hormônios, como o cortisol, que apresentam grande resistência à insulina.

Se mantenha calmo

Para algumas pessoas, problemas emocionais, como o stress, estão ligados a um maior consumo de alimentos gordurosos e calóricos e a um maior sedentarismo.

Não fume

A nicotina interfere na ação da insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue. Além de aumentar o risco de inflamação das artérias.

Modere no álcool

A ingestão de bebidas alcóolicas contribui para o aumento da gordura visceral, principal causadora do diabetes tipo 2.

Além de manter hábitos saudáveis, a melhor dica para os que apresentam histórico de doenças, tal como o diabetes, é acompanhamento profissional médico, garantindo uma melhor qualidade de vida.