Cerca de 70% das pessoas até 70 anos de idade possuem varizes, que além de problema estético, causam dores e inchaços.

 Varizes são veias que, devido a sua dilatação, deixam de ser retas, ficando saltadas na pele e a principal causa é hereditária, contudo podem ser causadas por maus hábitos, como ficar muito tempo na mesma posição, ou por problemas como obesidade, sedentarismo e intestino preso.

As mulheres são as mais prejudicadas com a doença, devido aos hormônios femininos que enfraquecem os vasos sanguíneos. Em menor número, os homens também são afetados, principalmente na fase da puberdade, período em que esticam no tamanho.

Caso você já tenha, não se preocupe, pois há tratamento, como a injeção de substâncias que necrosam as veias, procedimento a laser que queimam os vasos, radiofrequência e a remoção cirúrgica das veias comprometidas, sendo esse último o mais comum.

Porém o melhor é evitar o surgimento das varizes com pequenas mudanças de hábitos:

Evite ficar muito tempo parado

É recomendado que para cada uma ou duas horas em uma mesma posição, caminhar por dois minutos ou exercitar a panturrilha, ela é responsável por auxiliar no bombeamento de sangue pelos vasos.

Cuidado com a pisada

Quando a pisada acontece de forma errada, prejudica o fluxo sanguíneo das pernas para o coração, acumulando sangue nas veias da perna.

Use meia de compressão

As meias diminuem o efeito da gravidade sobre o fluxo sanguíneo, facilitando o bombeamento do sangue, além de aliviar as dores e o inchaço.

Evite fumar

Substâncias presentes no cigarro, principalmente a nicotina, aumentam a viscosidade do sangue, o que dificulta na circulação.

Muito importante é evitar o excesso de peso, que também pode ser responsável pelo aparecimento de varizes, principalmente em idades mais avançadas.