De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas sentem dores na parte baixa da coluna. Essas dores incômodas podem estar relacionadas a diversos hábitos diários que prejudicam a postura.

 

Os problemas de coluna, como dores, hérnia de disco ou até mesmo ficar corcunda, surgem ao longo do tempo como resultado de maus hábitos como sentar de penas cruzadas, levantar um objeto muito pesado ou usar a mochila apoiada em apenas um ombro.

Confira algumas dicas para melhorar a postura e evitar dores:

Postura ao dormir: Evite usar um travesseiro muito alto ou muito baixo e não durma com a barriga pra baixo. O ideal é dormir de lado com as pernas dobradas, com um travesseiro entre as pernas.

Evite bolsa muito pesada: Quando for carregar uma mochila pesada, deve-se usar apoiando nos dois ombros, com as alças apertadas.

Fique com a coluna reta: Evite ficar com o tronco torto ou inclinado durante as atividades diárias, como por exemplo, ao limpar a casa ou ficar sentada na frente do computador.

Levante peso com a coluna reta: Sempre que for pegar objetos no chão, o ideal é dobrar os joelhos e não inclinar a coluna.

Não cruze as pernas: O hábito de cruzar as pernas ao sentar causa um desnível do quadril, deixando a coluna lombar mais inclinada em um dos lados.

Além do mais, para evitar a má postura é importante praticar atividades físicas que fortalecem os músculos e alongar diariamente, pois ajuda a relaxar e reduz a tensão muscular, prevenindo as dores nas costas.