Quando a menstruação atrasa nem sempre é sinal de gravidez, sabia? Há diversos fatores que podem interferir diretamente no ciclo menstrual da mulher, como fatores psicológicos e hábitos diários.

O atraso considerado comum dura de 3 dias a 2 meses, mas o ideal é que se faça uma visita ao médico logo após o quinto dia de atraso para identificar a causa e tratar da melhor forma. Mas nem tudo é motivo de preocupação e tratamento, caso houve relação sexual sem proteção nos dias anteriores, o recomendado é que seja feito um teste rápido de gravidez, que pode ser comprado em farmácia.

Caso o teste de gravidez de negativo por, pelo menos, duas vezes com um intervalo de 10 dias de realização entre os testes, então o atraso pode ser devido a outros fatores, como:

- Excesso de atividade física;

- Dietas extremamente restritivas;

- Má alimentação ou distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia;

- Estresse e ansiedade;

- Alterações hormonais que podem ser causadas por síndrome dos ovários policísticos, endometriose, mioma ou até mesmo a pílula do dia seguinte.

Dependendo da causa identificada, o médico passará o tratamento adequado, as recomendações e é possível que receite medicamento para descer a menstruação. O ideal é manter o ciclo sempre regulado, portanto praticar exercícios físicos é importante, porém com moderação, além de manter uma dieta saudável e balanceada.