O colesterol é uma gordura indispensável para o funcionamento do metabolismo, desempenhando importantes funções. Porém, quando em excesso, essa gordura torna-se prejudicial e pode desencadear vários problemas, principalmente as doenças cardiovasculares.

O colesterol é dividido em dois grupos: o HDL, chamado de bom colesterol, e o LDL, que é o colesterol ruim. Para evitar controlar o colesterol prejudicial e aumentar o nível do colesterol bom é preciso adotar hábitos saudáveis, segue algumas dicas:

Consuma azeite: Substitua o óleo pelo azeite de oliva, apesar de ser altamente calórico, ele é capaz de aumentar o bom colesterol e reduzir o nível do ruim, isso porque é um alimentos com substâncias antioxidantes e vitamina E.

Evite carnes: Carnes vermelhas não são tão boas para o organismo, por isso é recomendado o consumo de peixes. Os frutos do mar possuem uma gordura boa que reduz o nível de colesterol e triglicérides do sangue.

Não seja sedentário: Praticar atividade física regularmente estimula a queima de gordura corporal e controla o diabetes e pressão alta.

Aposte nas fibras: As fibras são essenciais para os pacientes com colesterol porque elas diminuem a absorção de gorduras, reduzindo o nível de LDL.

Não fume: O cigarro em combinação com o colesterol alto, acelera o aparecimento de asterosclerose, ou seja, aumenta a chance de entupimento de um vaso sanguíneo.

Coma aveia: O grão melhora a circulação, aumenta a saciedade do paciente, controla a quantidade de açúcar no sangue e reduz a absorção de gordura.

Consuma soja: Alimentos com base de soja são deliciosos e benéficos, pois além de reduzir o LDl, aumenta o HDL, controla problemas hormonais femininos e ainda protegem o organismo contra infecções.