Manter a saúde mental é tão importante quanto a física, isso porque quando estamos estressados, aflitos ou irritados, a imunidade do corpo cai, aumentando a possibilidade de contrairmos alguma doença. Para tratar problemas psicológicos, como a ansiedade, existem medicamentos convencionais, porém também podemos controlá-los com a adoção de hábitos saudáveis.

Os ansiosos dificilmente encontram solução para os seus problemas, e muitas vezes enxergam problemas onde não existe. A ansiedade é um estado emocional caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, insegurança e a impressão de algo ruim irá acontecer. Se já não bastasse toda a aflição que o ansioso sente, ele ainda se irrita mais, tem menos paciência e concentração, além de ter grandes chances de desenvolver várias doenças emocionais. 

Seguem algumas dicas para controlar a sua ansiedade sem o uso de medicação:

Dieta balanceada: Evite alimentos estimulantes à base de cafeína, como chocolate, café, coca-cola e chá preto. E dê preferência a alimentos leves, invista no consumo de frutas, legumes e cereais.

Durma bem: Dormir 8 horas por noite relaxa a mente e os músculos gerando a sensação de bem-estar ao longo do dia.
Pratique atividade física: A prática regular de atividades libera endorfina no organismo, hormônio responsável pela sensação de bem-estar físico e emocional.

Controle a respiração: Quando se sentir ansioso, inspire profundamente e expire de forma lenta.

Evite cigarros e bebidas alcoólicas: O tabaco e o álcool são substâncias que colaboram para o estresse.

Tome chás: Alguns chás possuem propriedades sedativas que melhoram o sistema nervoso.

Caso a ansiedade perdure por mais de 5 dias por semana é necessário procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, eles poderão indicar qual o tratamento mais adequado e receitar medicações que irão auxiliar sem seu combate.