É comum que durante o dia a temperatura varie diversas vezes, ainda mais no verão, quando constantemente chove no fim do dia e pode até mesmo dar uma esfriada, dependendo da região. Com essas variações repentinas o nosso corpo se prejudica, pois desenvolve processos alérgicos, resfriados e problemas com a imunidade do organismo.

Quem mais sofre com os prejuízos provocados pela mudança brusca de temperatura são os idosos e as crianças, isso porque é comum que nessas faixas etárias, os indivíduos tenham a imunidade baixa e um sistema respiratório mais frágil.

Mas também não devemos deixar de aproveitar as férias, então tome alguns cuidados para poder curtir o verão sem problemas com a saúde:

  • Se hidrate: Mesmo que não sinta sede, tenha sempre uma garrafinha com água e beba constantemente, além da ingestão de água, a hidratação pode ser feita através do consumo de frutas, legumes e verduras, isso irá ajudar na manutenção do sistema imunológico.
  • Se alimente bem: Uma boa alimentação é fundamental para aumentar a imunidade do organismo. Dê prioridade a alimentos que aceleram o metabolismo e mais calóricos, já que o corpo irá gastar mais energia.
  • Evite aglomeração: Com as quedas de temperatura, o corpo fica mais frágil e suscetível a doenças, portanto evite locais que tenha pessoas aglomeradas, pois isso favorecerá a transmissão de doenças tanto pelo ar quanto pelo contato.
  • Evite locais fechados: A circulação de ar nos imóveis é essencial para prevenir a proliferação ou a permanência de vírus, fungos e bactérias.
  • Evite choque térmico: Procure evitar as mudanças bruscas de temperatura, pois pode ser prejudicial para aqueles que possuem as vias respiratórias sensíveis, podendo haver piora da rinite, da tosse ou da falta de ar.