Para começar o ano bem muitos gostam de ir a praias e cidades turísticas que nessa época estão lotadas, e o grande problema é que em locais com grande aglomeração de pessoas, as chances de contrair uma virose são maiores, mas nem por isso devemos deixar de sair de casa, é só saber como se proteger e como se recuperar caso sofra com o problema.

Qualquer doença que seja transmitida por um vírus é chamada de virose até que se conheça qual foi o vírus causador, mas durante o verão é extremamente comum as pessoas sentirem enjoos e diarreias causadas por uma virose gastrointestinal, que contaminam as pessoas através da ingestão de água ou alimento contaminado.

Essas viroses afetam diretamente o intestino, o estômago, a boca, o reto e o ânus e há diversos tipos, sendo mais comuns os:

Rotavírus: Uma doença que facilmente é transmitida, principalmente durante a infância.

Norovírus: Menos comum, causa surtos de gastroenterite e pode ser contraído por qualquer um.

Independente de qual seja a virose gastrointestinal, os sintomas são bem similares. Todos eles provocam: diarréia, vômito, dores no corpo, dores abdominais e febre. Esses sintomas permanecem por um período de três a cinco dias e durante esses dias é de extrema importância se hidratar muito, pois o excesso de vômito e diarréia pode causar desidratação.

Para se recuperar e curar a virose o mais rápido possível é importante seguir algumas recomendações:

Ficar em casa: Evite sair de casa para não piorar devido ao ar poluído e para não contaminar os colegas, já que a transmissão é fácil.

Abrir as janelas: É preciso ficar em uma ambiente arejado, evite ficar respirando o mesmo ar que já está contaminado.

Lavar as mãos: Manter as mãos bem higienizadas é fundamental para eliminar os vírus e evitar contaminar outras pessoas.

Beber muito líquido: É recomendado ingerir pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles, por dia. Além disso, os chás de gengibre e o de pêssego sem açúcar aliviam os sintomas de enjoo.

Comer moderadamente: As refeições devem ser leves e de fácil digestão para evitar náuseas, vômitos e diarreias. Evite no período da virose consumir frutas e verduras cruas, pois eles pioram os sintomas.

Vá ao médico: Para curar cada sintoma é necessário consultar o seu médico para saber quais remédios tomar a fim de combater a febre e outros problemas.