Final do ano, as temperaturas sobem bruscamente e quando os termômetros passam dos 30 graus é comum as pessoas reclamarem de fraqueza, mal estar, enjoos e tontura. E acredite, isso não é frescura, o calor em excesso pode desencadear quedas perigosas de pressão arterial e é capaz de até fazer uma pessoa desmaiar.

Esse mal estar ocorre por causa da insolação e desidratação, já que o corpo libera mais suor para controlar a temperatura. Com o excesso de suor, o sangue fica denso e concentra as substâncias que carrega, como o colesterol.

Portanto, segue algumas dicas para aproveitar o verão livre dos constantes mal estar:

Refresque a nuca: Quando a nuca é resfriada o corpo acelera o processo de perda de calor, aliviando a moleza.

Cochile: Um breve cochilo após o almoço também pode amenizar o cansaço e moleza provocada pelo calor.

Molhe os pés e a roupa: Use água gelada para molhar as roupas e os pés, essas medidas evitam a perda de excessiva de líquido pela pele, através do suor.

Use roupas claras: Evite usar roupas pesadas e escuras, sempre prefira roupas de algodão que permitem a transpiração.

Troque as lâmpadas: Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ameniza o calor do corpo e do ambiente, além de ser mais econômico.

Use cortinas blecaute: As cortinas que impedem a passagem da luz impendem a passagem do calor para dentro do ambiente.

Tenha uma dieta balanceada: Evite o consumo de alimentos de gordura animal, pois a digestão deles é lenta. Dê preferência aos vegetais e frutas e não se esqueça de ingerir muito líquido.

Evite a exposição ao sol: Fugir do sol é a melhor opção, evite o sol entre as 10 e 16 horas e a prática de exercícios em locais abertos.