O sol está quente, as férias chegando e a praia nos esperando, mas é preciso ir com calma para não prejudicarmos a nossa pele com a exposição excessiva ao Sol. É totalmente possível ficar bronzeada, com marquinha e principalmente com saúde.

Os cuidados devem ser tomados porque a pele nunca esquece as lesões já sofridas, então cada vez que você se queima, mais a pele envelhece e maior é o risco de desenvolver um câncer de pele. Só no Brasil, mais de 120 mil casos de câncer devido exposição incorreta ao Sol são diagnosticados por ano.

Lembre-se que queimar é totalmente diferente de bronzear, uma pele queimada fica com a sensação de ardor, toma avermelhado e podem surgir manchas. Já o bronzeamento deixa a pele com um tom acima do tom natural e não fica com ardência. Então, seguem algumas dicas para conquistar a cor tão desejada e ficar com o bronzeado impecável:

Escolha o horário

Evite o Sol entre as 10h e 16h, nesse período, os índices de raios ultravioleta B são maiores, esses raios são os responsáveis pelas queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Não tenha pressa

Saiba que o bronzeado perfeito leva-se muito tempo para conquistar, por isso tome Sol gradualmente apenas nos horários indicados para que a pele vá se acostumando e adquirindo aos poucos o tom dourado.

Se proteja

Além de usar óculos e chapéu para se proteger do Sol no rosto, durante o período crítico do Sol, dê preferência para ficar embaixo do guarda-sol e retoque o filtro solar a cada 2 horas. O indicado é que seja usado protetor solar com FPS 30, no mínimo. Mesmo usando o protetor a pele irá queimar, porém sem ser prejudicada pelos raios ultravioleta.

Se alimente bem

Um mês antes de ir à praia ou piscina comece a consumir alimentos riscos em betacaroteno, essa substância é responsável pela síntese da melanina, facilitando o bronzeamento da pele. Os principais alimentos são: couve, laranja, cenoura, mamão, abóbora, espinafre, rúcula e beterraba.

Cuidados para manter o bronze

A hidratação é extremamente importante para a manutenção do bronze e o aspecto bonito e saudável da pele, portanto consuma muita água e sucos. Ainda é recomendado fazer uma esfoliação no corpo e rosto antes de tomar Sol, pois a retirada das células mortas mantém o tom dourado por mais tempo.