Dizem que o sorriso bonito é o melhor e mais eficiente dos cartões de visita, já que chama atenção pela beleza e mostra o lado higiênico de cada pessoa, mas para conquistar dentes saudáveis é preciso que uma boa higienização faça parte da rotina diária.

Para conquistar um sorriso saudável é necessário mais do que uma boa escovação, já que sozinha, a escova não consegue remover os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes e na linha da gengiva, e se esses resíduos permanecerem nessas regiões, as chances de ter cáries ou inflamações gengivais são grandes.

O uso do fio dental é essencial por pelo menos uma vez ao dia, e de preferência antes da escovação, já que uma parte dos resíduos sai no fio e a outra se espalha no dente em regiões onde a escova alcança.

O uso do fio dental impede a formação de placas bacterianas, que provocam gengivite que, quando não tratada, pode destruir o osso que estrutura o dente. Além dos problemas como as cáries e o tártaro, o uso rotineiro do fio dental evita o mau hálito, oriundo da decomposição de restos de alimentos acumulados.

Quem não tem o hábito de usar o fio dental pode ser surpreendido com pequenos sangramentos ao utiliza-lo esporadicamente. Os motivos disso são diversos, podendo ser desde o excesso de força ao passar até problemas mais graves como os gengivais, os quais dependendo do estágio de evolução, podem ser tratados simplesmente pela adoção do uso do fio dental rotineiramente. Contudo, caso os sangramentos persistam, um dentista deverá ser consultado para identificar e resolver problema.