Muitas vezes na tentativa de ter dentes bonitos, acabamos por deixá-los enfraquecidos devido à quantidade de produtos, com diversas promessas, utilizados e por descuido na alimentação. Para manter o sorriso bonito e saudável é necessário evitar alguns hábitos.

A alimentação influencia diretamente na saúde dos dentes, pois alguns podem alterar o pH da boca, deixando-a mais ácida, o que favorece o aparecimento de cáries. Portanto evite o consumo exagerado de carboidratos como, bolos, doces, massas e até mesmo frutas, além dos refrigerantes e isotônicos.

Para manter a coloração dos dentes clara, evite alimentos ricos em corantes como açaí, café, beterraba e vinho, no caso das bebidas podem ser intercalados com água para amenizar o efeito escurecedor e escove bem os dentes após o consumo.

Porém, a alimentação não é o único inimigo de um sorriso bonito e saudável, a escovação se não for feita adequadamente pode desgastar os dentes e causar a retração dos ossos e da gengiva, deixando a sustentação dos dentes frágil. O ideal é escovar os dentes de 3 a 5 minutos e sem aplicar muita força, além de trocar as escovas sempre que as cerdas começarem a esgarçar, o que pode ocorrer após dois ou três meses de uso.

Já nos hábitos diários, algumas manias e vícios também são prejudiciais à saúde bucal. O ranger dos dentes ou roer as unhas desgastam os dentes e causam fraturas que só são notadas após muito tempo, podendo ser irreversível. Lembre-se que os dentes são feitos para morder apenas os alimentos, evite morder canetas, abrir garrafas e cortar fios.

E por último, um dos maiores inimigos da saúde, o tabaco, o hábito de fumar além de provocar malefícios para todo o corpo, ainda amarela os dentes, prejudica a circulação sanguínea na gengiva e em casos mais graves pode acarretar na perda de um dente.