A partir do momento que a mulher engravida, ela passa a cuidar melhor da saúde e da alimentação, porém muitas vezes esquece-se de fazer um acompanhamento odontológico por não saber que a saúde bucal tem muita influência no desenvolvimento do feto.

Várias alterações no organismo juntamente com as mudanças habituais de vida, durante o período de gestação, podem agravar e levar ao aparecimento de problemas como a gengivite e a cárie. O aumento do nível de estrógeno e progesterona tornam os tecidos periodontais mais suscetíveis à inflamação, o que facilita o acesso de bactérias.

Mas os problemas bucais não são causados apenas pelas alterações hormonais, a carência de cálcio na dieta materna está diretamente relacionada a estes casos, já que o organismo a fim de proteger o bebê libera a substância contida nos dentes da mãe para a criança. Também comuns nos primeiros meses, o vômito deixa a boca mais ácida e prejudica o esmalte dentário.

As gestantes portadoras de doenças bucais, como cárie e gengivite, têm maiores chances de dar à luz a bebês prematuros ou abaixo peso normal. Essas doenças estimulam a liberação de fluidos na corrente sanguínea que provocam micro contrações na parede uterina, podendo levar ao nascimento prematuro do bebê.

Como as bactérias que atingem a boca podem causar tantos danos ao bebê, é de extrema importância o acompanhamento odontológico durante o período gestacional, pois o dentista irá orientar a respeito de todas as alterações que ocorrem e tomar medidas preventivas para evitar futuros problemas.

A higiene bucal tem que ser feita com zelo redobrado, usando diariamente o fio dental e não esquecer de fazer bochecho com solução antisséptica, principalmente após os enjoos. Em conjunto com os cuidados da higiene, é necessário cuidar da alimentação, evitar alimentos açucarados e seguir uma dieta rica em vitaminas A, C e D, proteínas, cálcio e fósforo. Esses cuidados com a alimentação e higiene são fundamentais nos primeiro e segundo trimestres da gestação, período em que os dentes decíduos do bebê estão em formação e calcificação.