Check-up digital aplicado na saúde bucal trabalha na prevenção de problemas odontológico, proporcionando dentes saudáveis para toda a vida.

Todos nós temos a consciência de que quando trata-se de saúde, realizar check-ups periódicos para prevenir ou descobrir doenças em estágios iniciais, é a melhor forma de levar uma vida saudável. Entretanto, embora a medicina já venha aplicando este conceito há tempos, no campo da saúde bucal, o conceito demorou para vir à tona.

Isso porque, a Odontologia tradicional sempre tratou a doença bucal já estabelecida, quando já há dor e que por vezes culmina em tratamentos caros, incômodos e que podem acabar com a extração de dentes. A falta de investimentos em tecnologia de imagens para a Odontologia contribuiu para este cenário tão arcaico.

Contudo, a Odontologia Moderna finalmente estabeleceu-se, e já propõe um sistema de check-up bucal digital, que previne e descobre problemas em estágio inicial. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia, que realiza fotos dos dentes por meio de uma câmera intra-oral, possibilitando que os mesmos sejam vistos até 60 vezes maiores que o seu tamanho real, e com imagens em alta definição.

“Dessa forma, é possível ver cáries em estágio inicial, que seriam imperceptíveis a olho nu, ou então, detectar trincas nos dentes, infiltrações em restaurações, etc. O que possibilita o tratamento de problemas que ainda estão surgindo, evitando assim dor, tratamentos de canal, ou até mesmo a perda do dente”, explica Dr. Luís Mauro Frederico, cirurgião-dentista da COERP – Centro Odontológico Especializado de Ribeirão Preto, um dos poucos a possuir o equipamento de Check-up Digital em toda a região.

Esse tratamento preventivo, que almeja a manutenção e a preservação da dentição natural, é indicado para todas as fases da vida, da infância à velhice. E neste ponto, um dos nichos de pacientes bastante auxiliados pelo Check-up Digital preventivo, é o formado por gestantes, cujo cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado, já que problemas bucais podem em alguns casos, ocasionar baixo peso no bebê ou até mesmo partos prematuros, além de prevenir e controlar algumas doenças, que podem acometer a gestante, como a diabetes.

Dessa forma, de acordo com Dr. Luís Mauro, além do acompanhamento médico e a realização do pré-natal, as gestantes devem ser acompanhadas por dentistas para que possam manter sua saúde bucal em dia.

Outro nicho de pacientes, que pode ser muito auxiliado pelo check-up digital preventivo, é o das crianças, adolescentes e jovens. Hoje em dia, estes grupos de pacientes, na maioria das vezes, vão ao consultório odontológico, apenas para a prevenção, e, é exatamente o que o equipamento potencializa. “Que pai ou mãe, que já passou por tratamentos odontológicos demorados e caros, não gostaria de ver seus filhos se submeterem a um modelo de prevenção tão eficiente e moderno?”, indaga dr. Luís Mauro.

A melhor idade também é muito beneficiada pelo Check-up Digital, tecnologia que pode ser um grande aliado na prevenção contra problemas cardíacos e agra- vamento de casos de diabetes, tendo em vista que doenças bucais podem agravá-los.

Por isso, cuidar da saúde bucal periodicamente é essencial para ter qualidade de vida, em todas as suas fases.