Extremamente desagradável e comum, a halitose é um problema bucal que ninguém quer ter, mas todos já tiveram por ao menos uma vez. As causas do mau hálito podem ser várias, mas em 90% dos casos a origem do problema é a própria boca.

A boca é a região do corpo em que mais se tem bactérias e junto com restos de alimentos, que muitas vezes ficam presos entres os dentes e na linha da gengiva, é comum causar o mau hálito. Além do mais, alguns alimentos como alho, cebola e até álcool deixam um mau odor na boca e algumas vezes até são absorvidos pelo corpo, entrando na corrente sanguínea e causando o mau hálito pelos pulmões.

Para eliminar o odor forte da boca, siga essas dicas:

  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez para remover os restos de alimento e bactérias.
  • Limpar a língua é fundamental para eliminar as bactérias presentes na boca e o mau hálito.
  • Beba muita água para estimular a produção de saliva e evitar o odor forte.
  • Siga uma dieta equilibrada, não comer carboidrato pode até ter benefícios à saúde, mas faz o corpo queimar gordura ao invés de açúcar e, então, provoca o mau hálito.

Se ainda assim, continuar com o mau hálito, é bom procurar um dentista para checar se o odor está sendo provocado por algum problema mais sério, pois em alguns casos pode ser sinal de diabetes, falha hepática ou doença nos rins.