Muitas mães e futuras mamães sabem que o leite materno funciona como uma vacina, protegendo seu bebê de várias doenças, que é o alimento mais completo e natural e nenhum outro o substituí. Entretanto, muitas desconhecem benefícios importantes do ato de amamentar. 

O aleitamento materno estimula o bebê a respirar pelo nariz e também exercita toda a musculatura envolvida neste ato, resultando em um crescimento harmônico de toda a face. Em contrapartida, o crescimento inadequado dos ossos por falta desse estímulo, afeta funções importantes, como a mastigação, deglutição, fonação e respiração.

Estudos científicos apontam que crianças aleitadas por suas mães por menos de seis meses têm sete vezes mais chances de desenvolver o hábito de chupeta e morder objetos e que a respiração bucal, prejudica o sono a memória e a concentração das crianças.

Portanto, o ato de amamentar seu bebê, evita ou ameniza problemas futuros de respiração pela boca, e também do mau posicionamento dos dentes, o que diminui de maneira considerável a ocorrência de doenças e a  necessidade do uso de aparelhos dentários no futuro.

Dicas Importantes: 

  • Ao mamar a criança aprende a respirar e deglutir de maneira correta. 
  • A posição ideal para amamentar  é a ortostática ou vertical  o que auxilia  a correta deglutição do leite e facilita a mecânica da amamentação, estimulando o crescimento ósseo da face.  
  • Mãe lembre-se que o leite materno também apresenta potencial de desenvolver cárie dentária e que a eliminação do hábito à noite (madrugada), deve ocorrer antes da erupção dos dentes do bebê. 
  • Por volta do nono mês de vida o bebê já está apto à mastigação de alimentos de consistências variadas, A introdução desses alimentos é fundamental para que nessa nova etapa, a mastigação siga como estímulo principal do crescimento e desenvolvimento da face. 
  • Já o desmame, deve ocorrer de forma lenta e progressiva, sempre com a orientação de um profissional, e quando ocorrer,  são indicados copos de transição para o consumo de leite, ao invés de mamadeiras.

 

Dra. Lorena Bortolini Navarro
CRO-PR 17327
Pós graduada em Odontopediatria
Pós graduada em Dentística
Coordenadora e Professora de Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento
odonto.lorenanavarro@gmail.com