Pessoas que usam aparelhos ortodônticos têm mais dificuldade para fazer a higiene bucal, principalmente os que utilizam aparelho fixo, podendo ocorrer um maior acúmulo de placa bacteriana e outras bactérias.

Para evitar futuras complicações, o ideal é que o paciente visite regularmente o dentista para a manutenção e ajustes no tratamento. Mas atenção, a limpeza não deve ser feita apenas na visita ao dentista, o paciente tem que manter o aparelho e os dentes sempre limpos, veja algumas dicas para manter a sua saúde bucal perfeita durante o tratamento ortodôntico:

Cuidado com a alimentação: Procure evitar alimentos duros, pegajosos, que soltam fios ou fibras e muito açucarados, pois podem comprometer o aparelho dentário.

Manter uma boa higiene: É natural ocorrer o acúmulo de restos de alimentos e bactérias no aparelho, por isso é necessário escovar os dentes adequadamente sempre após comer e não se esquecer do uso do fio dental.

Escovar corretamente: Para eliminar o máximo de impurezas possíveis, o indicado é fazer um bochecho com água morna e bicarbonato de sódio antes da escovação, não usar uma grande quantia de creme dental e após a escovação normal, usar uma escova interdental e o fio dental.

Não fique mexendo no aparelho: É normal querer ficar mexendo no aparelho com a língua e dedos, mas evite, pois pode ser que desajuste a pressão estabelecida pelo dentista, atrasando o tratamento.

Além de todos esses cuidados, se usar o aparelho móvel tenha mais cuidado ainda para não perdê-los ou quebrá-los, carregue sempre o estojo para armazená-lo e o limpe todas as vezes que for utilizar.