De acordo com o com o relatório Oral Health in America, muitas mães desconhecem a relação que existe entre saúde bucal precária e desfechos adversos na gravidez.

As alterações hormonais e também as mudanças nos hábitos alimentares, próprias desse período, podem afetar a saúde bucal da mulher gravida e possibilitar o desenvolvimento de infecções bacterianas periodontais e dentárias. Estudos associam a doença periodontal com complicações obstétricas. Esse fato se deve à disseminação sanguínea de bactérias da boca que ativam a ação de citocinas inflamatórias (proteínas que regulam e coordenam a atividade celular) com o aumento no risco de nascimento de bebês prematuros , de baixo peso e quadros de pré-eclampsia.

Mais recentemente, tem-se discutido com base científica, que inflamações bucais possam estar associadas ao diabetes melitus e alterações cardiovasculares em gestantes.

Ausência de cuidados bucais na gestação pode ser causa de desenvolvimento de cáries em bebês, de acordo com a AAPD (Academia Americana de Odontopediatria), mães com baixos níveis de saúde bucal , portanto com altos níveis de bactérias, apresentam maior possibilidade de infectar seus filhos com microorganismos responsáveis pelo desenvolvimento de Early Chlidhood Caries, conhecida como a Carie da Primeira Infância.

Para que a gestação ocorra de forma plena e saudável sugere-se às gestantes:

  • Procure ajuda profissional de um Cirurgião-Dentista habilitado assim que tenha ciência da sua gravidez e mantenha consultas regulares .
  • Caso apresente doenças bucais (gengivite, cárie ou quadros infecciosos),estas devem e podem ser tratadas independentemente do momento da gestação.
  • Mantenha durante todo o período gestacional, a adequada higiene bucal, dieta balanceada, uso de creme dental com flúor.
  • Esteja atenta para o fato já estabelecido da associação entre a cárie materna e a cárie da primeira infância e que, os cuidados com a sua saúde bucal irão proteger seu bebê.

 

Dra. Lorena Bortolini Navarro
CRO-PR 17327
Pós graduada em Odontopediatria
Pós graduada em Dentística
Coordenadora e Professora de Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento
odonto.lorenanavarro@gmail.com