O acúmulo de bactérias na boca ocorre em todas as partes, inclusive na língua. Essa formação, também conhecida por Saburra pode ser identificada por uma coloração esbranquiçada, amarelada ou amarronzada.

A formação de placa bacteriana na língua ocorre principalmente pela diminuição da saliva e descamação excessiva de células da mucosa, esse último causada pelo uso de aparelhos ortodônticos, respiração bucal e o uso de enxaguatórios com álcool.

 Além das causas já citadas, tem também o acúmulo progressivo de bactérias fruto da decomposição de restos de alimentos, que se depositam no fundo da língua, os quais se não forem removidos, causarão o tão desagradável mau hálito.

A escova dental ajuda a limpar a língua, mas não é o ideal, porque espalha as bactérias sem removê-las por completo. Portanto, procure utilizar raspadores linguais para a higienização. O ideal é usar um modelo que se encaixe da melhor forma possível na anatomia da sua boca e que não provoque ânsia de vômito.

Para limpar basta posicionar o raspador no fundo da língua e puxar até a ponta, repetindo esse movimento em torno de dez vezes e ao menos, uma vez ao dia. Além do mau hálito, com uma higiene bucal adequada você estará prevenindo outras doenças causadas pelo acúmulo de bactérias.