A descoberta precoce de uma doença aumenta as chances de cura na maioria dos casos. Isso também se aplica à saúde bucal. Pensado para antecipar diagnósticos, o Check Up Digital Preventivo é uma tecnologia que trabalha na prevenção de problemas odontológicos.

Idealizado pelo empresário Felipe Torres, o sistema começou a ser usado em 2006, dentro dos cursos que Torres ministra no Brasil voltado aos dentistas empreendedores. “Existem similares no exterior, porém o nosso sistema foi desenvolvido dentro da realidade do paciente no Brasil e hoje mais de 6 mil dentistas utilizam o aparelho”, conta.

O equipamento de alta tecnologia realiza fotos dos dentes do paciente por meio de uma câmera intraoral. O procedimento possibilita que os dentes possam ser vistos até 60 vezes maiores que o seu tamanho. Desta forma, é possível ver trincas nos dentes, infiltrações nas restaurações e até mesmo cáries em estágio iniciais, que seriam imperceptíveis a olho nu. “Possuímos dois aparelhos de Check Up Digital Preventivo desde quando a clínica foi inaugurada. Nossa intenção sempre foi de prevenção e estar sempre lado a lado com a odontologia moderna”, explica a dentista Camila Pereira Lopes, responsável técnica por uma clínica particular em São Paulo. Segundo ela, com o diagnóstico precoce, o tratamento é realizado logo no início do problema e evita futuras dores, necessidade de tratar canal ou até mesmo a perda do dente. A ideia é realizar tratamentos odontológicos menos invasivos e mais rápidos, preservando a dentição natural.

Camila afirma que o exame pode ser realizado em qualquer paciente e que é o primeiro procedimento feito na clínica. O paciente pode acompanhar as fotos enquanto o exame é realizado. “Estas imagens são salvas no banco de dados da clínica, podendo ser acessada por qualquer dentista daqui. Durante e após o tratamento, se necessário, também arquivamos fotos dos dentes”, explica Camila.

Segundo Torres, o custo do exame para o paciente pode variar entre R$ 200 e R$ 800.

Fonte: MSN