A gravidez demanda uma série de cuidados e responsabilidades para a futura mamãe e isso não é novidade. O que para você, gestante, pode ser novo é o fato de que cuidar dos seus dentes principalmente durante a gestação é essencial para uma formação saudável do seu bebê.

Durante o período de gravidez as gestantes ficam mais vulneráveis aos problemas da boca devido ao aumento das quantidades de hormônios. Além desse fator, na gestação também há uma redução da capacidade gástrica, uma espécie de "suco" que colabora para a digestão (principal causa de enjoos e náuseas). Isso prejudica os esmaltes dos dentes e facilita o surgimento de cáries e outros problemas bucais como por exemplo a doença periodontal.
A doença periodontal durante a gestação pode causar vários prejuízos como por exemplo a pré-eclampsia ou aumento da pressão arterial. Aproximadamente 18% das mortes maternas na gestação são atribuídas a complicações da pré-eclampsia.
Recentes estudos tem apontado a presença de bactérias periodontais em nível placentário e citocinas do hospedeiro o que podem ser os fatores decisivos na ocorrência de pré-eclampsia, o que enfatiza a necessidade de tratamento, controle e manutenção de gestantes com periodontite.

Dr. José Luiz Batista Gasparini CRO-SP 56196
Especialista e Mestre em Implantodontia