A língua é um órgão de extrema importância em nossa boca e através dela podemos identificar possíveis doenças, devido alterações no formato, sensibilidade e até mesmo na cor.

Porém, a cor facilmente é alterada devido aos alimentos consumidos, portanto é necessário estar sempre atento e se mesmo após a escovação, a coloração diferenciada permanecer, procure seu dentista para investigar a causa.

Língua muito vermelha

A coloração vermelha mais intensa está relacionada ao aumento da temperatura corporal, podendo indicar alguma inflamação ou infecção. Mas também, pode indicar a falta de vitamina B12, vitamina que atua nas papilas gustativas.

Língua Branca

Se estiver com uma placa bem branca é claramente o sinal de uma candidíase oral, sendo necessário fazer uma boa higiene bucal e procurar um clínico geral que possa indicar os melhores enxaguantes antifúngicos.

Porém se estiver apenas pálida, pode ser resultado de frio ou anemia, nesse caso procure o médico caso os sintomas não melhorem após uma semana.

Língua amarela ou marrom

Normalmente representa má higiene bucal, porém em alguns casos pode ser ocasionada por excesso de papilas, causando manchas na boca, ou até mesmo pelo hábito de fumar e tomar café.

Em situações mais raras, a cor amarelada na língua pode ser icterícia, uma doença no fígado ou na vesícula.

Língua roxa

Após bater ou morder muito forte a língua, o local tende a ficar inchado e roxo, devido a má  circulação de sangue.

Língua preta

Resultado do crescimento das papilas e provoca a sensação de crescimento das papilas. Além de também ser ocasionada por maus hábitos de vida.

Dessa forma, caso a língua não volte ao normal em um curto período de tempo, procure a ajuda de um profissional, ele saberá te orientar e indicar o melhor tratamento.