Hábitos como roer as unhas e palitar os dentes parecem ser tão inofensivos, mas em longo prazo esses atos podem prejudicar a sua saúde bucal, resultando em danificação à estrutura do dente e inflamação na gengiva.

Abrir embalagem com dente

Abrir embalagens com os dentes é muito agressivo, a força excessiva utilizada pode causar fraturas e trincas no dente, e muitas vezes, a embalagem não abre, sendo um prejuízo em vão.

Morder objetos

Pessoas estressadas e ansiosas costumam ter a mania de morder pontas e tampas de caneta para aliviar a tensão, mas assim como tentar abrir embalagens, o estresse causado na estrutura do dente pode resultar em trincas e fraturas.

Não escovar os dentes

Na correria do dia-a-dia é comum escovarmos rapidamente o dente durante o dia e deixamos para fazer uma boa escovação depois, quando já estamos mais tranquilos. Porém, é nesse intervalo de tempo que as bactérias se desenvolvem. Por isso, devemos escovar muito bem os dentes de quatro a cinco vezes ao dia, sem esquecer a língua, um dos lugares favoritos das bactérias.

Roer unhas

Outro hábito inconsciente dos mais nervosinhos é roer as unhas, mas esse ato é extremamente prejudicial: provoca lascas e fraturas aos dentes; retrai a gengiva; encurta a raíz do dente; causa dores musculares.

Consumo de bebidas com corante

Consumir café, vinho ou qualquer outra bebida muito pigmentada com alta frequência pode tingir as camadas mais profundas dos dentes, tornando muito difícil e as vezes até impossível retomar a cor original.

Consumo de açúcar e ácido

Consumir refrigerantes, alimentos ácidos e açúcar desgastam o esmalte e a dentina, tornando os dentes mais sensíveis.

Palitar os dentes

Vemos em restaurantes e lanchonetes, muitos palitarem os dentes após a refeição, mas essa prática deve ser interrompida imediatamente, apenas o fio dental pode ser utilizado para limpeza entre os dentes. O hábito de usar palitos de dente danifica a estrutura dental, machuca a gengiva e ainda pode expor a raiz do dente.

Morder alimentos duros

Quando a nossa mãe dizia que não era pra morder bala dura ou pirulito, ela estava certa. Morder alimentos duros aumenta muito a chance de fraturar o dente e desgastar o esmalte e dentina.

Fumar

Nicotina e outras substâncias do cigarro diminuem a vascularização dos tecidos ao redor dos dentes, diminuindo a nutrição e proteção dos dentes.