A boca é uma região de extrema importância do corpo humano, por isso ela merece muita atenção. Qualquer lesão na mucosa bucal aumenta o risco de contaminação de doenças, até mesmo problemas circulatórios.

As bactérias, vírus e fungos causam problemas bucais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas atenção, esses micro-organismos podem penetrar no tecido e na corrente sanguínea, estimulando inflamações e infecções em outras partes do organismo.

Veja as quais sinais podem estar relacionados a outras doenças:

Saburra

As principais causas da saburra são a redução de produção salivar e a descamação da mucosa bucal.

Um problema muito comum em pessoas diabéticas, com rinite ou sinusite. Além de causar mau hálito, é capaz de causar doenças como a gastrite, pneumonia, endocardite bacteriana, parada cardíaca, acidente vascular cerebral e a doença periodontal.

Para prevenir, basta escovar bem os dentes e não se esquecer de higienizar a língua com raspadores ou escova de dente diariamente.

Bolhas

As bolhas podem ser causadas por doença inflamatória do intestino, reações alérgicas a alimentos, fármacos e produtos químicos, dermatite de contato, impetigo, estresse e queda de imunidade. Mas, se aparentemente não foi motivada por nenhuma dessas causas, fique atento, pois pode ser sintoma de herpes, uma doença contagiosa.

O ideal é procurar atendimento médico assim que as primeiras bolhas e feridas aparecerem, pois a doença pode causar sérias complicações, já que o organismo fica vulnerável.

Se existe a suspeita de herpes, evite compartilhar copos e garrafas, e se tocar a ferida, lave a mão imediatamente, pois pode levar a contaminação para outra região do corpo.

Aftas

Essas feridas doloridas estão relacionadas a um sistema imunológico deficiente e podem indicar alterações hormonais, alergias a alimentos e hérnia de hiato com refluxo esofagiano.

Para evitar as aftas é preciso manter uma boa higiene bucal e reduzir a ingestão de alimentos ácidos e muito temperados.

Mau hálito

O mau hálito é sintoma de diversos problemas, como gastrite, refluxo gastroesofágico, sinusite, rinite, amidalite, laringite, diabetes, insuficiência hepática e renal, câncer de estômago e insuficiência cardíaca.

Boca seca

Algumas doenças autoimunes podem deixar a boca seca, como diabetes tipo 1, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase e doença inflamatória intestinal. É de extrema importância buscar a ajuda de um dentista para tratamento do problema.