O creme dental faz parte da higiene bucal desde sempre, mas você sabe qual a função dessa pasta na limpeza de nossa boca? Pois é, poucos sabem que a pasta dental vai além de nos dar um hálito perfumado e refrescante.

Durante a escovação dos dentes é importante passar creme dental, pois contém substâncias que inibem a ação de enzimas produzidas pelas bactérias, protegendo os dentes e a saúde boca em geral. Conheça a forma e quantidade certa de utilizá-lo:

1 – Escovar os dentes com a pasta dental ao menos 5 vezes por dia, principalmente após as refeições e antes de dormir, a fim de impedir a proliferação de bactérias nocivas.

2 – Evite molhar a escova após colocar o creme dental, pois pode formar muita espuma evitando o atrito necessário da escova com a superfície dentária.

3 – Use uma escova macia e limpe bem todas as faces dos dentes, usando fio dental antes da escovação e enxaguante bucal logo após.

4 – Use pouco creme dental, a quantidade ideal é aproximadamente o tamanho de uma ervilha.

Consulte o seu dentista para verificar qual o tipo de creme mais adequado ao seu dente e sua boca, pois é possível que haja alguns efeitos colaterais após o uso de determinados cremes, como descamação na mucosa oral e sensibilidade dentária.

Tome cuidado com cremes dentais que fazem muitas promessas, como os cremes que prometem clarear os dentes, pois são feitos com componentes abrasivos que podem eliminar algumas manchas superficiais, mas por outro lado podem também prejudicar a saúde da gengiva.