Durante a gestação, os hormônios mudam totalmente e junto com eles o corpo também se transforma, trazendo algumas consequências nem tão boas como dores nas costas, aumento de peso, cansaço e enjoos, mas além desses sintomas tradicionais, a gravidez atinge também a saúde bucal, deixando os dentes sensíveis e mais propensos a ter cáries e doenças gengivais.

As mudanças hormonais que ocorrem no corpo são as principais responsáveis por todos esses desconfortos, até mesmo os relacionados à saúde bucal. Os hormônios da gravidez afetam a forma como o corpo reage às bactérias e diminui a capacidade de regeneração, com isso aumenta as chances da grávida sofrer com uma infecção periodontal, formação de cáries e deixa os dentes e as gengivas mais doloridas.

Além disso, o corpo trabalha de forma mais intensa para carregar o bebê, o que resulta no aumento do fluxo sanguíneo. Esse aumento deixa as gengivas mais inchadas e sensíveis ao toque, sendo dolorido o consumo de alimentos quentes e frios, podendo deixar os dentes sensíveis, mesmo que a gestante nunca tenha apresentado esse quadro antes.

Mas as alterações hormonais não são os únicos responsáveis por esses problemas bucais, a forma como a grávida se alimenta, consumindo muitos carboidratos e doces também são prejudiciais. Por isso é de extrema importância ter uma alimentação balanceada e cuidar bem da saúde bucal, sem esquecer-se de passar fio dental e visitar regularmente o seu dentista.