Nossa boca abriga cerca de 700 tipos de bactérias, portanto todo o cuidado com a higiene bucal é fundamental e vai muito além de ter um sorriso bonito com dentes brancos e alinhados. A higiene bucal é essencial para proteger nosso organismo de bactérias e fungos, nos mantendo saudável.

O maior problema existente nas bactérias que se alojam na boca é que algumas delas são resistentes aos efeitos dos antibióticos, se multiplicando quando o paciente toma a medicação. Quando isso ocorre, a bactéria se fortalece e pode ser um perigo a todo o corpo, já que podem acessar a corrente sanguínea.

Normalmente as bactérias bucais causam estomatite, nome genérico a vários tipos de infecção na boca e se a medicação estiver correta, as feridas irão desaparecer em um prazo máximo de 15 dias, mas em outros casos mais graves pode causar até mesmo o câncer, por isso esteja sempre atento aos sinais do corpo.

A melhor forma de evitar o surgimento dessas bactérias resistentes é não tomar medicamento sem indicação médica e redobrar a atenção a higiene bucal. É fundamental verificar se a forma como escova os dentes e faz uso do fio dental está correta e frequentar o seu dentista a cada seis meses para manter o controle bucal.

Além disso, evitar hábitos também melhoram a saúde, como evitar estresse, consumo de bebidas alcóolicas e fumo de cigarro de nicotina, narguilé, charuto ou qualquer outro tipo.