Alguns hábitos diários podem provocar o desgaste do esmalte dentário, expondo a dentina, o que pode causar um grande incômodo e afetar a saúde bucal do paciente. É comum ocorrer o amarelamento dos dentes, perda do brilho, aumento da sensibilidade dentária e ficar com as pontas dos dentes com aparência transparente.

Para evitar a erosão dentária é preciso cuidar da alimentação, da higiene bucal e se atentar para não cometer alguns erros comuns:

- O uso do creme dental faz toda diferença no momento da higienização bucal, é preciso escolher bem qual o creme correto para proteger e reparar os danos diários.

- Algumas pessoas exercem uma força exagerada na hora de escovar os dentes, essa força causa o desgaste dental. Fique atento.

- Evite alimentos e bebidas ácidas, como algumas frutas, vinagre e refrigerantes, pois eles enfraquecem a superfície do esmalte, o que causa dor e sensibilidade. Outros tipos de alimentos que também precisamos evitar são os duros pois, além de desgastar o esmalte, ainda machucam a gengiva.

- Ranger e apertar os dentes, principalmente durante o sono, desgasta o esmalte e a dentina. Portanto, caso acorde com dores na face, procure um dentista para amenizar ou acabar o problema do bruxismo.

- Alguns problemas de saúde também causam a erosão dos dentes, como o refluxo ou vômito frequente, isso se dá devido ao líquido ácido que vem do estômago. Nesses casos, é recomendado a ajuda de um profissional gastroenterologista.

- Evite fumar, todos já sabemos que o cigarro deixa os dentes amarelados, mas os malefícios do cigarro vão além da parte estética, o fumante tem mais chances de desenvolver doenças gengivais.