Todos sabem que o quanto antes o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com o câncer de boca não é diferente e a melhor forma para ter esse diagnóstico ainda no início da doença é fazendo o autoexame.

O autoexame da boca é simples e tudo o que você precisa é de um espelho e uma área bem iluminada. Antes de iniciar o procedimento, é importante estar com a área higienizada e para isso é aconselhado fazer um bochecho rigoroso com água e estar com as mãos bem limpas.

Comece fazendo uma inspeção visual da bochecha, lábios, língua, assoalho, gengivas, palato e amígdalas, observando se há irregularidades como: mudança de coloração, feridas que não cicatrizam a mais de uma semana, dentes amolecidos, manchas ou sangramentos. Após observar toda a região, comece a tocar cada área em busca de caroços, regiões endurecidas ou dormentes. É importante também não se esquecer de examinar o pescoço, compare os dois lados e veja se há diferenças entre eles e apalpe a região abaixo do queixo para verificar se há anormalidades.

É recomendado que o autoexame seja feito uma vez por mês para que você conheça bem a região e perceba caso haja algum sinal diferente. Não se esqueça de ir ao dentista, no mínimo, uma vez por ano para fazer o check-up completo, mesmo que não tenha notado algo diferente no exame.