Ter o alinhamento correto dos dentes é fundamental para ter um sorriso bonito, mas a sua importância vai além da questão estética, passando pelo lado funcional proporcionando uma boa mastigação, mas claro que depois de adulto, poucas são as pessoas que não se importam em ter um sorriso metálico e por isso foi criado o aparelho lingual.

Ter os dentes desalinhados é muito incômodo e a solução ideal é a correção através da ortodontia. Quando o aparelho dentário é utilizado na infância, é a certeza de um sorriso bonito na fase adulta, porém muitos não fizeram o tratamento adequado e depois de grande sentem vergonha de colocar o aparelho tradicional e até mesmo por se preocuparem com a estética não querem ter ferros aparentes na boca.

Para esses casos, de pacientes discretos, foi criado a ortodontia lingual, a sua função é idêntica ao do aparelho convencional, mas a grande diferença é a de que ao invés do aparelho ficar na frente dos dentes, ele é fixado na parte de trás, ficando escondido.

A fase de adaptação do aparelho lingual é um pouco mais longa, nas primeiras semanas pode ocasionar em feridas na boca e língua, mas com a utilização dos produtos corretos, esse incômodo logo é sanado. Outro problema é que por manter contato direto com a língua, o paciente pode encontrar certo desconforto para falar e ter dificuldade para emitir alguns sons, nos primeiros 10 a 15 dias, mas após esse período tudo volta ao normal.

O lado bom é que a higienização é mais simples, já que o aparelho fica colado mais próximo a gengiva e ainda conta com a ajuda da auto limpeza por meio da saliva que é mais intensa próximo a língua.

A única grande desvantagem é em relação ao preço, o valor do aparelho lingual ainda pode variar de 2 a 4 vezes mais que o aparelho convencional, porém vale a pena a quem precisa de um tratamento sútil e discreto.