Qualidade em Nutrição

 

Novidades sobre alimentacão saudável, dicas e tudo o mais que você precisa saber sobre como os alimentos podem ajudar na manutenção da saúde e na busca de uma vida com bem-estar você encontra aqui, no Qualidade em Nutrição.

 

Mais sobre Nutrição

Item básico de qualquer dieta, o alimento integral traz diversos benefícios a saúde, além de ser saboroso. Podem ser definidos como aqueles que não tiveram a estrutura alterada no processo de industrialização, ou seja, não perderam os seus nutrientes, mantendo a quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Os dias quentes chegaram antes mesmo do início do verão. E com eles, começam a aparecer também alguns problemas estéticos e de saúde típicos desta época do ano: manchas na pele, tez e cabelos ressecados, queimaduras de sol, unhas quebradiças, desidratação, virose, etc.

Na atualidade, a alimentação vegetariana é praticada por diferentes razões, dentre elas ambientais, religiosas, filosóficas e de saúde. Estudos científicos demonstram que é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas vegetarianas, desde que bem planejadas e, se necessário, suplementadas.

Os alimentos que propiciam o ganho de massa muscular podem ser divididos em dois grupos, classificados pela sequência de consumo.

Não é possível que exista um adulto nesse mundo que nunca tenha experimentado o café. Ele é consumido no mundo inteiro, e julgando pela quantidade de lojas da cafeteria Starbucks (somente nos Estados Unidos existiam 10.924 lojas em 2012!) é evidente que nós adoramos uma cafeína.

O leite materno é sem duvida o melhor alimento para os bebês contendo todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento físico e mental. Quando há impossibilidade de manter-se o aleitamento materno por qualquer motivo, a opção mais utilizada são as formulas à base de proteínas do leite de vaca.

Recentemente, uma pesquisa feita na Universidade de Barcelona, declarou que a dieta do mediterrâneo é a mais saudável para o coração. Mas você sabe como funciona?

Bala, sorvete, batata-frita, hambúrguer. A lista de guloseimas e fast food que fazem a alegria das crianças é realmente infinita. Mas se você for do tipo que amolece com a cara feia do pequeno diante de um prato saudável e, pior, ainda dá o que ela pede, saiba que está errado.

A publicação de resultados de um estudo feito pela Universidade de Harvard e patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos que acompanhou mais de 14 mil homens de meia-idade por mais de uma década mostrou que o uso diário de suplementos de vitaminas e minerais não reduzia o risco de doenças cardíacas .

Que devemos beber muita água durante o dia inteiro, todo mundo já sabe. Além de manter o funcionamento do nosso organismo, faz bem a pele e ajuda a emagrecer.

Depois do ovo, da carne vermelha e da frutose, chegou a vez do glúten, proteína presente em trigo, centeio e cevada, assumir o posto de vilão da saúde. Enquanto celebridades atribuem seus corpos magros à dieta sem glúten, alguns especialistas iniciaram um movimento para provar que a proteína faz mal e está ligada ao aumento de casos de doenças graves, como as cardíacas e o Alzheimer.

Uma boa alimentação é fundamental para a manutenção da saúde. Para o praticante de corrida, porém, é ainda mais importante, pois ela é responsável pelo aporte da energia necessária aos treinos e também pela recuperação adequada. Por isso a alimentação interfere diretamente no desempenho do corredor.