Com um gostinho picante, o rabanete faz muito sucesso na culinária , pode ser consumido cru, cozido ou em conserva e o melhor de tudo é que além de ter várias possibilidades para ser utilizado na cozinha, ele ainda traz diversos benefícios à saúde.

Combate ao câncer

Possui um composto chamado isotiocianato que foi apontado com uma substância eficiente no combate de alguns tipos de câncer, como do cólon, rim, intestino, estômago e câncer bucal. Esse composto está presente tanto na raiz quanto no bulbo são capazes de afetar as células cangerígenas e pode contribuir para a sua distribuição.

Perda de peso

O vegetal é rico em fibras, promovendo a sensação de saciedade e ajudando a controlar o apetite, além de possuir um baixo índice glicêmico, deixando a digestão mais lenta, o que não causa quedas bruscas na taxa de glicose no sangue, o que geralmente estimula a fome.

Tratamento de icterícia

O rabanete auxilia no tratamento da doença por ser antioxidante, que purifica o sangue e elimina as toxinas e resíduos desnecessários.

Tratamento de problemas urinários

Outro benefício é que estimula a liberação de urina, além de curar a inflamação e a sensação de queimação que pode surgir na hora de urinar.

Saúde do coração

Possui antocianinas que agem reduzindo a homocisteína, uma substância que aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

Funcionamento intestinal

Por ter muitas fibras, o vegetal regula o funcionamento do intestino, trazendo alívio quanto aos sintomas da prisão de ventre e combatendo o intestino solto.

Sistema respiratório

Combate a congestão nasal e reduz problemas de irritação do nariz, pulmões e traqueia.

Pressão arterial

Por ser fonte de potássio, o vegetal promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Temperatura corporal

O rabanete é capaz de reduzir a temperatura corporal e aliviar as inflamações que acompanham a febre.

Imunidade

Fonte de vitamina C, estimula o sistema imunológico, protegendo o corpo de doenças que vão do resfriado até o câncer.

Massa muscular

O rabanete é fonte de proteínas, estimulando a construção e reparação dos músculos.