A banana é considerada uma das frutas mais consumidas no mundo e além de ter um sabor delicioso, ela ainda proporciona diversos benefícios à saúde devido a grande quantidade de vitaminas presentes na fruta.

Famosa por ser rica em fibras, os nutrientes da banana não param por ai, ela ainda é rica em potássio, vitamina C e A, vitaminas B1, B2, B6 e B12, magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. E possui três tipos de açúcares naturais que quando combinados com a fibra promovem grande energia ao corpo.

Conheça todos os benefícios proporcionados pelo consumo regular da banana:

Reduz pressão arterial: O potássio presente na banana ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo e mantêm o equilíbrio entre o sódio e potássio, com isso a pressão arterial é reduzida.

Melhora a digestão: Possui grande quantidade de fibras dietéticas que auxilia a ligação e acumulação de partículas alimentares, consequentemente ajudando no equilíbrio do funcionamento do intestino.

Fortalece os ossos: Além de ter cálcio e magnésio, as bananas ainda possuem frutooligossacarídeos, que aumentam a absorção dos nutrientes essenciais para fortalecimento dos dentes e ossos.

Melhoria da visão: A banana contém alfa e beta-caroteno e vitamina A, nutrientes que protegem a retina dos olhos e impede a degeneração macular.

Previne o estresse e depressão: A banana possui triptofano, substância que é convertida em serotonina, que atua como um relaxante, deixando a pessoa mais calma e com o humor melhor.

Perda de peso: Por ser uma fruta rica em fibras, após o consumo a pessoa se sente saciada por mais tempo, além de que a banana tem um baixíssimo teor calórico e glicêmico.

Previne anemia: Rica em ferro, o consumo regular da banana auxilia a produção de hemoglobina.

Além de todos esses benefícios, ainda é recomendado que pessoas que praticam atividade física consumam uma unidade da fruta por dia a fim de evitar câimbras musculares.