Em tempos de fast-food e alimentos industrializados muitos possuem alguns problemas relacionados ao metabolismo, como intestino preso e colesterol elevado. Mas esse quadro pode ser revertido com uma alimentação balanceada, contendo todos os nutrientes, inclusive a fibra, que mantém o bom funcionamento do organismo.

Ao pensar em fibras, muitos associam aos grãos e cereais e eles realmente são ricos desse nutriente, porém não são os únicos, as fibras são facilmente encontradas nas frutas e legumes. É recomendado que seja feito o consumo de 20g a 40g de fibra por dia, porém a maioria dos brasileiros não consegue atingir esse número.

Além de controlar o nível glicêmico e o peso, as fibras são fortes aliadas contra problemas de saúde bem comuns:

Colesterol: As fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese do colesterol.

  • A fim de controlar o colesterol consuma os alimentos ricos em fibras solúveis: frutas, cenoura, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão-de-bico.

Funcionamento do intestino: Promovem uma flora intestinal saudável, acelerando a passagem do bolo fecal pelo intestino, isso porque aumentam as bactérias benéficas e reduzem as bactérias patogênicas.

  • Para regularizar o funcionamento do intestino é necessária a ingestão das fibras insolúveis: verduras, farelo de trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada, aveia, granola, linhaça).

Porém as fibras só proporcionam um resultado satisfatório se combinado com água, sendo de extrema importância o consumo de em média 2 litros de água por dia.