É comum que algumas pessoas que cheguem ao final do dia sem que a roupa feche ou com os pés e mão inchados, isso ocorre por conta da retenção de líquido e é ainda mais freqüente durante os dias quentes. É um dos principais fatores que causam desconforto e aumento de peso, sendo possível aumentar dois quilos em um único dia.

Há diversas causas para a retenção, mas as principais são: oscilação hormonal; sedentarismo; sobrepeso; obesidade; tabagismo; ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação inadequada. E para combater esse inchado é recomendado o consumo de alimentos e bebidas com efeitos diuréticos.

Abacaxi: Auxilia o processo digestivo, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade.

Água de coco: Reduz o colesterol, a pressão arterial, hidrata muito, combate a diarreia, trata úlcera estomacal e depura o sangue.

Melancia: Ameniza os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação do ácido úrico, limpa o estômago, auxilia o funcionamento intestinal e reduz a obesidade.

Cenoura: Acelera o metabolismo e possui minerais que auxiliam na eliminação do excesso de líquido.

Pepino: Ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico, faz bem a pele e previne o envelhecimento.

Salsa: Anticancerígena, alivia dores no estômago e ajuda na eliminação de gases. Além de eliminar o excesso de líquido, ainda reduz as celulites, inflamações das vias urinárias e cálculos renais.

Beterraba: Excelente para evitar a anemia, perda excessiva de líquido e beneficia o fígado.

Dente de leão: Alivia a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

Melão: Ajuda na desintoxicação alimentar, protege os rins e auxilia contra a obesidade.

Além de consumir constantemente esses alimentos, evite o consumo de sal, beba sempre muita água e chá e não se esqueça de se exercitar diariamente.