A prisão de ventre é um problema constante para muitas pessoas. Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a barriga inchada e o desconforto atingem cerca de 20% da população ocidental, incluindo duas em cada três mulheres.

A prisão de ventre é caracterizada quando se evacua menos de três vezes por semana, e é causada por fatores diversos, tais como a dificuldade de digestão e a velocidade do metabolismo. Como esse mal está diretamente ligado à alimentação, diversos são os alimentos que auxiliam na redução desse problema.

A substância mais comum para acelerar o trânsito intestinal é a fibra, mas algumas frutas contêm nutrientes que são aliados da digestão.

Os principais alimentos laxantes são:

  • Os cereais Integrais, que regulam e livram o intestino de toxinas que o impedem de funcionar.
  • O bagaço de laranja, onde se concentra os nutrientes mais eficientes que auxiliam na formação do bolo fecal.
  • O espinafre, que é responsável por aumentar o movimento intestinal.
  • As amêndoas (com casca), que contém substâncias oleosas as quais ajudam a hidratar o intestino e o bolo fecal.
  • As frutas (as principais são: mamão, kiwi, abacaxi, figo, abacate e amora), as quais auxiliam na digestão de proteínas e melhoram o trânsito intestinal e a constipação.

O importante é saber que não basta apenas ingerir alimentos que estimulam o organismo se não houver uma boa hidratação. É muito importante a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, afinal, a fibra necessita do auxílio da água para fazer o seu papel.