A vitamina A é essencial para o bom funcionamento do organismo e na prevenção de algumas doenças. Ela atua diretamente na renovação celular, descartando células velhas e na construção de novas. 

Quando ingerida na quantidade correta, faz muito bem a pele, mucosas, visão e é de extrema importância para o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Atua diretamente no crescimento e desenvolvimento do esqueleto, fundamental no combate ao envelhecimento, câncer, e previne doenças como catarata, artrite e doenças cardiovasculares. Além de todas essas funções, ainda previne e combate a TPM, quando ingerida 10 dias antes do primeiro dia da menstruação.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar lesões na pele, dificuldade de visão, principalmente à noite, cálculos renais e modelação dos ossos. Geralmente, esses sinais são reversíveis, basta ingerir doses elevadas da vitamina diretamente no músculo ou via oral.

Já o excesso dessa vitamina, provoca dor de cabeça, aumento da pressão craniana, cansaço, sonolência, náuseas, perda de apetite, descamação da pele, coceira, queda de cabelo e aterosclerose.

Por isso, é importante ingerir a quantidade diária adequada: Para crianças com menos de um ano de vida, é recomendado 350g; de um a nove anos, de 400 a 700g e, entre adultos, de 700 a 900g.

Os principais alimentos ricos em vitamina A são: fígado de aves e bovinos, cenoura, batata-doce, manga, espinafre, couve, beterraba, suco de tomate, abóbora, salsa, abacate, caju, mamão, melão, pêssego, ovos, agrião, damasco e pimentão vermelho.